Erros de decoração
Crédito: Freepik

7 Erros de decoração que podem trazer prejuízo e arrependimento

Para que o processo de decoração da sua casa seja agradável e sem perda de tempo, veja o que não deve fazer

Publicidade

Decoração é uma questão de gosto pessoal. O mais importante é que você se sinta à vontade nos ambientes decorados ao seu gosto, e isso não se discute. Porém, existem alguns erros de decoração que realmente atrapalham o bem-estar e a funcionalidade no dia a dia, não importa qual seja o estilo. Veja quais são esses erros para saber evitá-los.

1. Excesso de objetos

Existem decorações para colecionadores ou pessoas que gostam de exagerar mesmo, e isso é feito dentro de um conceito criado antecipadamente para que cada coisa tenha o seu lugar.

É diferente de quando você quer um ambiente mais convencional, sem colecionismos e excessos, e ainda assim acaba exagerando por ser uma pessoa muito indecisa. Na hora de decorar um ambiente vai ser preciso selecionar a quantidade de objetos, incluindo móveis e peças decorativas.

Se você preencher demais o cômodo com coisas variadas, pode ficar tudo muito apertado, com uma sensação claustrofóbica, sem entrada de luz natural e sem espaço para circular livremente. Nesse caso, menos, com certeza é mais.

Publicidade

2. Paredes escuras

Crédito: Casa e Construção

As paredes escuras não são proibidas, mas precisa tomar muito cuidado para não se arrepender, principalmente se você não tem muita noção de como pode ficar o resultado.

Geralmente, quando um ambiente ganha uma parede escura, apenas aquela parede é escura, enquanto as outras são bem claras para equilibrar. Ou, mais paredes são escuras, enquanto piso e teto são clarinhos.

Além disso, a técnica da parede escura costuma ser usada em cômodos grandes para deixar mais acolhedor. Se você pintar as paredes de uma sala pequena em um tom escuro, vai trazer a sensação de que o espaço é ainda menor.

3. Cortinas mal posicionadas

As cortinas ajudam muito a deixar um ambiente mais bonito. Isso inclui o tipo de tecido, a cor, se tem estampa ou é lisa, e também o comprimento dela com relação à janela e às paredes. A cortina não pode ficar arrastando no chão, pois traz um visual bagunçado. Também, não pode ser curta, ou vai parecer improvisada.

Publicidade

Veja como escolher a cortina ideal para os cômodos.

4. Não determinar um estilo

Escolher um estilo de decoração para fazer em cada cômodo é bem importante para facilitar na hora de escolher quais objetos vão fazer parte dessa decoração. Você não precisa seguir tudo à risca, como vê nas referência do Instagram ou Pinterest, pois às vezes quer aproveitar objetos que já tem em casa e misturar com novos.

Aliás, essa é uma boa ideia, pois as misturas de estilos estão em alta. O estilo eclético, por exemplo, trata justamente de uma mistura de objetos que, à primeira vista, não têm nada a ver entre si.

A questão é que todos os objetos dentro de um ambiente devem trazer um visual de harmonia, de estarem se complementando. Se depois de terminar a sua decoração, parecer que tem algo fora do lugar, destoando do resto, pode tirar esse objeto, pois realmente ele não está de acordo com os demais.

Publicidade

5. Velho não é igual a vintage

Crédito: Tua Casa

Uma coisa são objetos criados para parecerem antigos, ou então renovados, mas mantendo o estilo antigo. Outra coisa são objetos velhos, sujos, estragados. É muito importante saber essa diferença, pois se você colocar coisas velhas na sua decoração, querendo que pareçam vintage, não vai funcionar. Pelo contrário: você vai ter um ambiente desagradável de estar, com a sensação de sujo.

6. Não ligar para as medidas dos ambientes e móveis

Antes de pensar em comprar a mobília nova, tire todas as medidas dos cômodos e pense onde vai posicionar cada coisa. Quando for comprar, tire as medidas dos móveis também para ter certeza de que caberão com folga no seu ambiente, sem ficar apertado. Se não tiver esse cuidado, ou você vai ter um espaço muito desconfortável ou vai ter o trabalho de trocar na loja, com o risco de não terem a peça ideal.

7. Não projetar com antecedência

Crédito: Freepik

Todas as dicas anteriores perdem a serventia se você deixar essa dica de lado. Quando você contrata um designer de interiores para decorar a sua casa, a primeira coisa que ele vai fazer é conversar com você para entender o que você quer. Depois, ele vai desenhar tudo para que você consiga visualizar as ideias antes de começar a gastar dinheiro.

Publicidade

Então, mesmo que você não pretenda contratar um profissional, precisa fazer esse processo: pesquise bastante sobre estilos de ambientes, veja muitas fotos até descobrir o que você quer. Depois, pegue papel e caneta e desenhe mais ou menos onde cada coisa vai ficar para conseguir ter ideia das quantidades de objetos que vão caber.

Por fim, faça um bom orçamento para cada um dos objetos que pretende comprar para ver o que realmente vai ficar na sua lista e o que você vai deixar de lado. Só então comece a investir, com menor risco de arrependimentos e prejuízos.

PODE GOSTAR TAMBÉM