médico chinês desmaia operando paciente com coronavírus
Crédito: Divulgação
em ,

Entenda: médico chinês desmaia operando paciente com coronavírus

Saiba o que aconteceu com o médico que desmaiou durante cirurgia em paciente contaminado pelo novo vírus

Estão divulgando uma fake news sobre o médico chinês que desmaiou durante cirurgia em paciente com coronavírus. O que estão propagando é que ele foi imediatamente contaminado e não resistiu, passando mal subitamente. Mas não foi nada disso o que aconteceu. Conheça a verdade.

Veja também: como prevenir coronavírus

Médico chinês desmaia em cirurgia

O caso realmente aconteceu, mas não como está sendo contado. Hu Gang já tinha 20 anos de experiência quando o incidente aconteceu. Ele não seria descuidado a ponto de se contaminar facilmente, concorda? O médico trabalha em um hospital na província de Yunnan, localizado na China. E exatamente nesse dia, seu corpo realmente colapsou, mas não pelo coronavírus.

Dada a demanda de trabalho – que aumentou muito nos últimos tempos – Hu Gang já estava trabalhando há 17 horas consecutivas, antes de iniciar a cirurgia. Ela aconteceu de manhã cedo e nem tempo para tomar café o médico teve. Como era uma emergência, ele optou por realizar o procedimento primeiro, para garantir uma melhor recuperação do paciente.

Porém, durante a operação de emergência em urologia, ele começou a se sentir muito mal. Suava frio e se sentia muito cansado. Ele associou os sintomas ao cansaço pelas longas horas de trabalho, focando sua atenção no corpo do paciente. E assim ele esqueceu de dar atenção ao chamado do próprio corpo.

Foi então que, rapidamente ele sentiu uma pressão na cabeça, a vista escureceu e ele desmaiou. Será que ele foi contaminado de forma fulminante por alguma variação do coronavírus, presente no paciente? Claro que não. O que Hu Gang teve foi uma crise de hipoglicemia, causada pela queda na quantidade de açúcar no corpo, associada à fadiga.

Ele foi atendido no hospital mesmo, nada que um bom café da manhã não resolvesse. De acordo com os exames realizados posteriormente, ele passa muito bem. E não, Hu Gang não foi contaminado por alguma variação mutante e poderosa do coronavírus, como alguns meios irresponsáveis estão veiculando. Veja um dos vídeos sensacionalistas divulgados no Twitter.

Por isso você deve sempre checar sempre a fonte da notícia. Isso porque é muito fácil manipular as palavras, para que elas possam atrair mais olhares. Então, não dê atenção nem divulgue fake news, mesmo que tenha sido aquele familiar super responsável que tenha compartilhado com você. O ideal é sempre checar antes de distribuir, evitando desinformação coletiva e também, se passar de inocente perante seus contatos.

fazer torta de banana de liquidificador

Torta de banana de liquidificador: receitas práticas e com muito sabor

torta de banana

Torta de banana: 20 receitas deliciosas para servir no café