em

7 Dicas para fazer um lindo ensaio fotográfico de família

Onde fazer as fotos? Quem vai participar? Qual a melhor temática? Calma, veja essas dicas para fazer o ensaio perfeito
ensaio fotográfico de família
Crédito: Freepik

Por mais que as boas recordações fiquem na memória por anos, nada melhor do que rever fotos e filmes de família. Eles trazem os detalhes de momentos que a memória vai apagando aos poucos. São lembranças que ajudam a escrever e a contar a história da sua família para as novas gerações. Quanto mais os anos passam, mais importantes e interessantes essas lembranças ficam. Então, fazer um ensaio fotográfico de família é uma ótima ideia.

Dicas para fazer o seu ensaio fotográfico de família

As fotos que são feitas espontaneamente no dia a dia têm o seu valor. Também vale a pena juntar todos os membros e preparar um ensaio fotográfico de família especial. Para ser memorável, é bom planejar como será.

Local, horário, elementos que irão aparecer nas fotos, temática, tudo que deixe registrado os sentimentos verdadeiros e a identidade da família.

Então, se você não sabe como escolher o jeito que pretende fazer o seu, veja umas sugestões interessantes a seguir para se inspirar.

1. Locais a escolher

fazer ensaio fotográfico de família local

Onde fazer as fotos de família? Vai depender se você quer algo mais tradicional ou mais ousado. Em casa mesmo é uma opção, se por acaso você tem um cômodo bem bonito que transfira a personalidade da sua família para as fotos.

Também pode ser em um parque da cidade, em um dia pouco movimentado e com um lindo sol. Se gostam de estar perto da natureza, um sítio com bastante área verde e animais faz todo sentido. A praia é outra opção que vai deixar o resultado maravilhoso, claro, escolhendo um dia de muito sol e pouco vento.

Então, a sessão pode ser em um local fechado ou aberto, o importante é que tenha a ver com a identidade dos membros da família. Até no estúdio do fotógrafo, com os elementos ideais no cenário, é uma opção que vai trazer um bom resultado.

2. Quem pode participar?

fazer ensaio fotográfico de família quem participa

As pessoas que vão aparecer são aquelas que você quiser. Afinal de contas, família é quem está sempre por perto, se preocupa e se ama. Então, se você cresceu praticamente criado pelo seu querido vizinho e quiser que ele participe do ensaio, ótimo, é só convidá-lo. Não há restrições para quem pode participar. Inclusive os animais de estimação da casa.

3. Qual o melhor dia e horário?

fazer ensaio fotográfico de família ar livre

Se você quiser fazer o ensaio fotográfico de família com uma temática especial, como por exemplo de Natal, é interessante que planeje para fazer nessa época do ano, quando todos estão realmente no clima e há muito mais elementos para montar o cenário.

Se for em um ambiente interno, como em casa ou em um estúdio fotográfico, o dia e horário não importam, desde que todos possam estar presentes. Por outro lado, se escolher fazer em um local aberto e público, o mais legal é que escolha um dia sem nuvens, com pouco vento e um horário de pouco movimento de pessoas.

Também deve consultar o fotógrafo, porque, para ele, a posição do sol em cada horário faz muita diferença no resultado das fotos. Então deverá seguir a orientação do profissional para ter fotos perfeitas.

4. Temática de releitura de fotos antigas x novas

fazer ensaio fotográfico de família releitura

Você já deve ter visto na internet aquelas releituras em que irmãos crescidos refazem fotos da infância usando as mesmas cores de roupas e fazendo as mesmas poses. Essa pode ser uma temática interessante para um ensaio fotográfico de família, caso você tenha algumas fotos antigas para fazer essa releitura.

5. Temática com os animais de estimação

fazer ensaio fotográfico de família pet

Será que os animais de estimação devem aparecer nas fotos? É claro, eles são parte da família! Inclusive, mais do que permitir que os pets participem das fotos, eles podem ser o centro das atenções. Vai depender do quanto a família os considera especiais e se eles são adestrados para se comportarem bem durante a sessão.

6. Temática de hobbies

fazer ensaio fotográfico de família hobby

Se a família costuma praticar um hobby em conjunto, essa é uma boa temática a explorar. Pode ser desde o hábito de crochetar na sala até aventuras radicais. É uma linda maneira de registrar momentos em que a família se reúne para relaxar, para um ensinar algo ao outro e demonstrar seu carinho.

A única dica nesse sentido é que escolha o fotógrafo de acordo com as habilidades dele. Por exemplo, uma família que pratica esportes, deve buscar por um fotógrafo de esportes, assim ele irá conseguir fazer as melhores captações.

7. Naturalidade e descontração

fazer ensaio fotográfico de família espontâneo

Por fim, uma dica essencial. O momento de fazer o ensaio fotográfico de família deve ser totalmente agradável, natural e descontraído. Então, nem pense em ficar exigindo poses, que todos sejam forçados a ficar em determinada posição, em ficar brigando para que tudo seja do seu jeito. A ideia não é essa!

Justamente o contrário, cada membro da família deverá poder expressar sua personalidade nas fotos. Então, se as crianças fizerem caretas espontâneas, vai ficar lindo. Valorize isso. Estejam todos de bom humor, felizes, se divertindo. É isso que vai fazer com que o ensaio seja perfeito e memorável para sempre.

Tudo pronto? Saiba 7 segredos para sair bem nas fotos.

Crédito das Imagens: Mário Lima, Fotografia Mais e Mdig.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

vaselina
Para que serve a vaselina? Confira 14 usos
ensaio fotográfico de bebê
20 Ideias criativas para fazer ensaio fotográfico de bebê