como enraizar mudas
Crédito: Freepik
em

4 Formas de como enraizar mudas antes de plantar

Pode ser na água pura, na terra e com enraizadores naturais para acelerar o surgimento das raízes

Publicidade

Nem sempre é bom colocar uma mudinha direto na terra para começar a cultivar. Dependendo da planta, é melhor fazer o enraizamento fora do local definitivo para que ela “pegue” mais fácil na terra onde vai ficar e crescer. Esse enraizamento pode ser feito de diferentes maneiras.

1. Enraizar mudas só com água

O método mais simples é usar apenas água para enraizar as mudinhas. Pode levar um pouco mais de tempo do que se você usar algum enraizador, mas vale a pena fazer o teste.

Tudo vai depender de como você fizer o corte da muda e também como vai cuidar delas até que criem raízes e possam ser plantadas.

Publicidade

Elas precisam que a água seja trocada com frequência, e devem ficar a uma temperatura não muito baixa, para acelerar o enraizamento. Veja no vídeo quais são os cuidados básicos:

2. Enraizar mudas na água com canela

A canela ajuda a acelerar o surgimento de raízes. Para esse procedimento, vai precisar dar folhinhas inteiras de suculentas ou pequenos brotos de outras plantas, também de um potinho, um pedaço de plástico transparente, água e canela. Confira no vídeo o passo a passo e como fica o resultado:

Publicidade

3. Germinar mudas de suculentas no berçário

Essa técnica do berçário é muito usada para enraizar as suculentas e é muito fácil de fazer. Só precisa pegas as folhas que se soltaram e colocá-las por cima de uma terra bem leve, regando com um pouco de água para manter a terra umedecida.

Também pode enterrar uma pequena parte da base da folha na terra. Depois é só aguardar, mantendo a terra úmida, até surgirem as raízes ou mudinhas. Veja no vídeo como fazer:

Publicidade

4. Enraizador natural caseiro

Além das formas simples, colocando na água ou no berçário, você pode acelerar o processo fazendo um enraizador natural caseiro. Ele vai fornecer nutrientes extras para estimular o surgimento das raízes.

Ingredientes

Publicidade

Lentilhas ou feijões: 3 colheres (sopa);
Água: 400 ml + para botar as sementes de molho.

Modo de preparo

  1. Coloque as lentilhas ou feijões dentro de uma tigelinha e cubra com água.
  2. No dia seguinte, escorra a água, mas mantenha as leguminosas na tigelinha, úmidas.
  3. Durante os dias seguintes, vá colocando apenas um pouco de água nas leguminosas para que se mantenham úmidas.
  4. Lá pelo 5º dia elas devem começar a germinar, ou seja, nascerem brotinhos.
  5. Quando as leguminosas estão germinando, elas liberam ácido indolbutírico que é o que vai incentivar a produção de raízes nas mudas.
  6. Quando tiver os brotos, coloque-os no liquidificador junto com os 400 mililitros de água e triture bem.
  7. Coe o líquido para um frasco e guarde a pasta que sobrar.
  8. Coloque um pouco do líquido em um copo ou vasinho e coloque as mudas lá dentro para enraizarem durante 3 dias, trocando o líquido diariamente.
  9. Depois que plantá-las no local definitivo, continue fazendo regas com esse líquido enraizador.
  10. Com a pasta que sobrou após triturar os brotos você pode fazer um enraizador em pó que vai durar mais tempo, de 6 meses até 1 ano.
  11. Espalhe a pasta em uma forma revestida com papel-alumínio. Faça uma camada fina. Tampe a forma com uma rede para evitar os mosquitos.
  12. Coloque ao sol para secar por completo. Pode levar uns 2 ou 3 dias.
  13. Quando estiver totalmente seco, terá o seu pó enraizador. Armazene-o em um frasco fechado e vá diluindo em água para regar as plantas.

Veja também: como identificar e tratar fungos nas plantas

Publicidade
quando trocar roupa de cama e pijama

Saiba com que frequência trocar a roupa de cama e lavar pijamas

tirar cera de depilação da pele

Como tirar cera da pele depois da depilação: 3 dicas simples