Menu

Engolir comprimido sem água faz mal?

Mesmo que você consiga engolir um comprimido sem água, não é a forma mais recomendada. Veja por quê.

Crédito: Freepik

Publicidade

Se você já tomou um grande comprido sem nenhum líquido para ajudar a empurrar, talvez tenha sentido algum desconforto. É por isso que engolir comprimido sem água faz mal. Aliás, não é uma regra, mas as chances de fazer mal são grandes. Veja agora o que pode acontecer e como é o jeito certo de tomar comprimido.

Engolir comprimido sem água pode ser prejudicial, aqui está o por quê

Não é somente o desconforto de sentir aquela bola na garganta que parece nunca descer. Engolir comprimido sem água pode virar um problema sério.

1. Pode engasgar

Mesmo que você esteja com bastante saliva na boca, não é garantia de que o comprimido irá descer até o seu estômago suavemente. Mas você só vai perceber isso depois de engolir e sentir que ele ficou preso na metade do caminho. Aí não tem como trazê-lo de volta para a boca, e se você não tiver um copo de água ao lado, vai engasgar. Então é algo perigoso.

2. Pode dar queimação na garganta

A sensação de queimação ou de que tem uma bola na garganta ocorre com comprimidos de qualquer tamanho, mais lisos ou mais ásperos. Ocorre porque os músculos precisam fazer mais força para empurrar o comprimido já que não têm ajuda da água, e acabam raspando uns nos outros, gerando essa sensação desconfortável que pode durar por horas ou um dia inteiro.

Publicidade

3. Pode ficar preso no esôfago

Esse é um dos piores problemas que pode acontecer por engolir comprimido sem água. Se não tem o líquido para empurrar o comprimido, ele pode ficar preso no esôfago, causando úlcera por causa do excesso de tempo em contato com a parede do esôfago, o que também pode resultar em sangramento. Além, é claro, de o remédio não ser digerido para que faça efeito.

4. Pode ir para o pulmão

Principalmente no caso de comprimidos bem pequenos, como os anticoncepcionais, se engolir comprimido sem água pode nem perceber que ele não desceu. Assim, corre o risco de ele entrar por uma das vias aéreas e ir parar no pulmão. Assim os sintomas vão desde dificuldade para respirar até pneumonia.

Engolir comprimido deitado é prejudicial?

É melhor não tomar um comprido enquanto estiver deitado, a menos que não tenha outra forma, como no caso de pessoas acamadas. Mesmo assim é melhor que ergam o travesseiro um pouco para ficarem reclinadas.

A razão é que corre o risco de o comprimido voltar para o esôfago, especialmente se acabou de comer e se sofre com refluxo. Também é recomendado que permaneça de pé ou sentado por pelo menos 15 minutos depois de ter tomado o comprimido para garantir que ele não irá voltar.

Publicidade

Como engolir comprimido do jeito certo?

Então, agora que já sabe que não deve engolir comprimido sem água nem deitado, veja as dicas sobre o jeito certo de fazer isso:

  • Prefira tomar comprimido de pé ou sentado, respeitando a gravidade para que ele desça até o estômago;
  • Beba o comprimido com pelo menos 1 copo de água para garantir que ele vai descer até o estômago;
  • Evite engolir o comprimido com outro tipo de bebida para que não haja qualquer reação adversa com os condimentos dessa bebida, como no caso de misturar álcool e antibiótico;
  • Respeite as recomendações médicas, pois há comprimidos que devem ser tomados em jejum, outros antes das refeições e outros logo depois. Cada forma tem uma razão relacionada à ativação do comprimido no organismo;
  • Se tem muita dificuldade para engolir comprimido, mesmo com água, peça ao médico para receitas a versão em xarope, em pó para diluir em água ou em injeção.

Leave a Reply

Sair da versão mobile