Pessoas mais felizes saem com os amigos duas vezes por semana

Você está na fase de passar os finais de semana jogado no sofá? Veja por que deveria começar a sair mais.

Publicidade

O ser humano necessita de convivência social para ter mais qualidade de vida, isso é um fato. Mesmo gostando de passar um tempo sozinhos de vez em quando, precisamos conversar com amigos próximos, dar boas risadas, esquecer dos problemas e nos inspirar para seguir em frente.

Se você também tem essa opinião, verá mais um motivo para nunca deixar de lado as reuniões semanais com os amigos.

Um estudo realizado pela área social e evolutiva de neurociência da Universidade de Oxford, comandado pelo psicólogo Robin Dunbar, sugere que, especialmente no caso das mulheres, que são emocionalmente mais sensíveis, estar com um pequeno grupo de amigas ao menos duas vezes por semana melhora muito sua qualidade de vida.

Para ter eficácia, esses encontros devem ser descontraídos, alegres e intimistas, pois o estudo revelou ainda que uma reunião de muitas pessoas ao mesmo tempo não tem o mesmo poder do que se reunir com quatro ou cinco pessoas mais próximas, no máximo.

Publicidade

A razão é que quando estamos com os melhores amigos, as conversas giram em torno de muitos assuntos em comum, histórias vividas juntos e piadas internas que ajudam o cérebro a liberar mais endorfina, o hormônio do bem-estar.

O grande problema de conseguir realizar estes encontros é a falta de disponibilidade ou mesmo a reprovação da família, que é muito comum. Especialmente no caso das mulheres, os maridos tendem a ser menos compassíveis com o fato de elas quererem sair sozinhas.

O fato é que nessa situação, a mulher acaba ficando mais retraída e infeliz, pois caracteriza que vive um relacionamento abusivo, onde não há confiança e liberdade para ser quem ela é. Afinal de contas, ninguém vive para uma só pessoa. Temos que nos dividir entre um tempo para nós mesmos, família e amigos.

Se este não é o seu caso e só o que falta é motivação para sair de casa, o aumento da sua felicidade já deve ser motivo o bastante para começar a praticar. Pode dar aquela preguiça na hora de levantar do sofá e se arrumar, mas depois que sai, tudo muda.

Publicidade

Seu humor melhora, sua criatividade floresce e seu corpo responde com uma grande carga de hormônios que te deixam mais feliz por um longo tempo. Por isso é que os encontros devem acontecer duas vezes por semana, pois quanto mais você viver momentos de alegria e descontração, mas livre e feliz vai se sentir todos os dias.

Ligue para os amigos e faça aquele happy hour que vocês estão tentando marcar há meses!

PODE GOSTAR TAMBÉM