Qual o efeito da umidade nas suas roupas
Crédito: Freepik
em

Qual o efeito da umidade nas suas roupas?

Alguns efeitos do mofo e da umidade podem ser irreversíveis; saiba como consertar e evitar

É realmente desagradável quando você pega uma peça de roupa para vestir e ela está com aquele cheirinho de mofo. Ainda pior se já estiverem aparecendo alguns pontinho ou até mesmo bolor no tecido. Mas você sabia que o problema não é unicamente estético? Veja o que a umidade pode fazer com suas roupas e como resolver o problema.

O que a umidade pode fazer com suas peças

Independente da região em que você vive, sua casa pode estar vulnerável ao acúmulo de umidade. Isso porque ela é proveniente não apenas do clima, mas de outros fatores. Entre os principais causadores estão as infiltrações, má impermeabilização das paredes, excesso de umidade do solo, falta de ventilação e de incidência de raios solares.

Se você não fizer nada para conter, a umidade pode se acumular no guarda-roupa e afetar suas roupas de várias formas. Veja quais são as mais nocivas:

  • Deterioração do tecido: quando a umidade toma conta do armário, ela começa a se acumular nas roupas. Consequentemente, elas passam a sofrer com o rápido desgaste, causado pela má conservação e o desenvolvimento de patógenos no local;
  • Formação do mofo: local úmido, sem luminosidade e circulação de ar é tudo o que os fungos precisam para se multiplicar. Assim, começa a surgir o mofo, com ou sem bolor, manchando as peças com pontos pretos, esbranquiçados ou amarelamento;
  • Mau cheiro: é fácil identificar o cheiro ruim de roupa úmida – de longe. Além de ser desagradável, também dá um pouco de trabalho para ser removido;
  • Mudança na textura: as fibras do tecido sofrem degeneração quando permanecem úmidas por muito tempo. Então a roupa tende a ficar com uma textura diferente da original, além disso, há chances de modificar também a forma.

A melhor forma para remover mofo das roupas

Se suas roupas estão com bolor, amareladas ou com pontinhos pretos, é hora de agir. Para remover, basta espremer um limão sobre a mancha e deixar a roupa quarando ao sol. Em seguida, faça uma pastinha com bicarbonato de sódio e vinagre, aplique no local e deixe agir por 15 minutos. Agora é só colocar na máquina ou lavar manualmente, como de costume.

Use sempre vinagre de álcool na última água do enxague, estenda a roupa corretamente e só guarde depois de estar completamente seca. Assim, você vai evitar também o surgimento de novas manchas e se poupar muito trabalho.

Como evitar e tirar mofo do guarda-roupa

Primeiro de tudo, você tem que entender de onde está vindo a umidade. Veja se há umidade ou até mofo atrás do guarda-roupas, que pode ser decorrente de algum vazamento ou infiltração. Se estiver tudo ok, pode ser a própria umidade do ar ou a forma como está secando as roupas. Veja então como evitar que o mofo se desenvolva em qualquer um dos casos:

  • Afaste o armário da parede e coloque placas de isopor entre eles. Isso evita que a umidade natural da parede seja absorvida pela madeira;
  • Sempre que possível, deixe as portas do armário abertas para ventilar;
  • Permita que a luz do sol entre no cômodo, abrindo cortinas, janelas e portas;
  • Certifique-se de que as roupas estão 100% secas antes de guardar;
  • A cada 15 dias, passe vinagre de álcool em todo o interior;
  • Prepare uma antimofo caseiro.

Mas se ele já se alojou, causando mau cheiro nas roupas ou até mesmo bolor nas prateleiras e tecidos, tem que remover. Para isso, retire todas as peças e, caso não estejam manchadas, coloque no sol para secar. Passe água sanitária diluída ou vinagre de álcool em todo o móvel, deixando-o secar com as portas abertas, preferencialmente por 24 horas. Depois é só colocar as roupas de volta e fazer a manutenção, como ensinado acima.

Veja também: como fazer um antimofo caseiro

mulher faz vídeo com metade do rosto anestesiado após ir ao dentista

Impossível não rir: mulher faz vídeo com metade do rosto anestesiado após ir ao dentista

dimpleplasia

Saiba o que é dimpleplasia, a cirurgia das covinhas que está ganhando fama