Menu

12 Dicas de como economizar energia usando ar-condicionado

Sem esses cuidados básicos, sua conta de energia pode chegar ao dobro do valor

Crédito: Freepik

Publicidade

Ter um aparelho de ar-condicionado para suportar o calor do verão é um sonho realizado. Mas esse sonho pode virar um pesadelo quando você recebe a conta de energia. Um ar-condicionado gasta em média a mesma quantidade de energia que um chuveiro. Só que ele fica ligado por muito mais tempo, então sua conta vai lá nas alturas, chegando ao dobro do valor que era antes do aparelho.

Então, quando decidir comprar seu tão desejado ar-condicionado, aproveite para colocar em prática algumas dicas que vão ajudar a economizar de 10 a 20% de energia, com relação ao que gastaria usando o aparelho, mas sem aplicar essas dicas.

Veja também: 7 Dicas de como economizar gás de cozinha no dia a dia

1. Escolha um aparelho com classificação nível “A”

A primeira dica serve para antes de fechar sua compra. A escolha do ar-condicionado certo faz toda a diferença na economia de energia. Quando começar a ver os modelos, verifique qual é a classificação de cada um no selo Procel. Classificação nível “A” é a melhor de todas.

Publicidade

2. Escolha a capacidade de refrigeração ideal por metro quadrado

Depois, leia nas características do aparelho qual é sua capacidade de refrigeração por metro quadrado, e compare com o tamanho do cômodo que pretende refrigerar. Se comprar um aparelho que serve para ambientes de até 50m2, e usá-lo em um espaço com 80m2, ele vai gastar mais energia para dar conta de manter o ambiente refrigerado.

3. Aparelhos com funções inteligentes

Os aparelhos que possuem as funções Sleep e Smart ajudam a economizar energia, ligando e desligando nos momentos programados.

4. Aparelhos tipo “inverter”

Os aparelhos tipo “inverter” têm a capacidade de ajustar a velocidade do compressor de acordo com a necessidade de resfriamento do ambiente. Eles são mais caros, porém ajudam a economizar até 40% na conta de energia, então representam um custo-benefício a longo prazo.

5. Instalação correta

Quando um ar-condicionado é mal instalado, ele gasta mais energia. A instalação deve ser feita no ponto mais alto do ambiente, que é onde o ar quente fica.

Publicidade

Se o aparelho estiver muito embaixo na parede, sempre vai ter uma camada de ar quente sobre ele, e o ambiente nunca vai estar tão fresco quanto poderia. Assim, seu aparelho vai trabalhar bem mais para tentar manter a temperatura ideal.

Além disso, escolha um local onde as laterais e o fundo do aparelho fiquem livres, sem encostar em móveis e outros objetos. A unidade externa deve ficar em um local bem ventilado, sem bater sol.

6. Temperatura regulada

Pessoas que sentem muito, mas muito calor, escolhem deixar o ar-condicionado na temperatura de 16, 17 ou 18 graus. Porém, se você estiver mais preocupado com a economia, procure sempre deixar o aparelho em 23 graus, que é a referência da ANVISA para manter um bom conforto térmico, sem consumir tanta energia quanto em temperaturas mais baixas.

Publicidade

7. Ambientes fechados

Lembra da dica de escolher a capacidade de refrigeração ideal por metro quadrado? Ela só vai servir se você mantiver os ambientes com portas e janelas fechadas. Se ficarem abertas, o ar frio vai escapar e a temperatura ideal nunca vai chegar. Assim, o aparelho vai gastar mais energia, sempre tentando alcançar e manter a temperatura adequada.

8. Cortinas fechadas

Escolha cortinas mais grossas, como as persianas e blecautes, e mantenha-as fechadas quando o ar estiver ligado, pois elas ajudam a bloquear o calor do sol dentro do ambiente. Se o sol entrar, vai aquecer, e o ar-condicionado vai ter que trabalhar bem mais para manter o ar fresco.

9. Use a função Smart

Se você comprar um aparelho com a função Smart, use-a. Essa função serve para manter o ambiente resfriado depois que a temperatura programada já foi atingida. O aparelho vai desligar parcialmente, apenas enviando rajadas de ar frio no ambiente, de tempo em tempo, para manter a temperatura.

Publicidade

10. Use a função Sleep

Da mesma forma que a função Smart, a função Sleep serve para evitar que o seu ar-condicionado fique gastando energia sem necessidade. Nesse caso, essa função deve ser acionada quando você for dormir. Assim que o aparelho atingir a temperatura e o tempo programados, ele vai desligar.

11. Mantenha os filtros limpos

O ar-condicionado contém filtros internos que captam a poeira e sujidades do ambiente. Esses resíduos devem ser removidos dos filtros pelo menos uma vez ao ano, prevenindo problemas respiratórios e garantindo a boa eficiência do aparelho.

12. Desligue o ar-condicionado quando não estiver no ambiente

Se você for sair de casa ou se ninguém for ocupar o cômodo em que o aparelho está, desligue-o. Mesmo que você queira encontrar a casa fresca quando chegar, não faz sentido deixar o ar ligado gastando energia. Quando você chegar e ligar o aparelho, ele vai refrigerar o ambiente em poucos minutos.

Publicidade

Veja também: 15 Dicas de como economizar energia e pagar menos na conta

Sair da versão mobile