contratos encerrados na globo
Crédito: Reprodução Instagram/TV Globo
em

Globo faz economia milionária com contratos não renovados

Diante da crise, muitos nomes famosos tiveram seus contratos encerrados com a emissora

Cada vez mais nomes da teledramaturgia e do jornalismo da Rede Globo são anunciados como demitidos da emissora, e isso já tem um tempo. A emissora tem um projeto chamado “Uma só Globo”, e nele estão inclusas diversas demissões e rompimento de contratos fixos para promover uma milionária economia, estimada em cerca de R$ 120 milhões.

De acordo com o colunista da UOL, Ricardo Feltrin, a emissora já tinha esses planos de demissão em massa para colocar em prática aos poucos, mas a atual crise econômica brasileira (e no mundo) acelerou o processo. Com isso, diversos nomes famosos que você costumava ver na programação da Globo todos os dias não vão mais aparecer, ou pelo menos não com a mesma frequência.

Com essa economia, a emissora pretende investir na sua plataforma Globoplay, na construção de novos estúdios novas produções, com estimativa de aumentar os lucros em 50%. Veja quais são alguns nomes listados com contratos encerrados.

Aguinaldo Silva

Com 77 anos de idade, Aguinaldo Silva foi o único dramaturgo da Globo que só escreveu novelas para o horário nobre. Ele é autor, dentre diversas novelas, de Roque Santeiro, Senhora do Destino e Fina Estampa. Desde janeiro de 2020 seu contrato foi encerrado por conta do fracasso da novela O Sétimo Guardião.

Bruna Marquezine

Bruna trabalhava na Rede Globo desde os anos 2000, quando estreou no programa Gente Inocente. De lá para cá, continuou fazendo diversas novelas na emissora, e também faz muitos trabalhos com diversas marcas nacionais e internacionais de moda. Passou a ser uma das atrizes mais bem pagas da Globo, mas agora anunciou que não será mais atriz fixa da emissora, apenas trabalhando por obras.

Bruno Gagliasso

Bruno era um dos principais galãs atuais da Globo e estava com contrato fixo há 18 anos na emissora. Mas, no final de 2019, a Globo tomou a decisão de não renovar esse contrato. De acordo com informações das mídias, o motivo foi que o ator não atingiu as expectativas como protagonista na novela O Sétimo Guardião, de 2018.

Dony de Nuccio

Dony é jornalista, apresentador e economista, e estava desde 2011 na Globo, começando como repórter, depois foi para a GloboNews, até que se tornou âncora do Jornal Hoje. No dia 1º de agosto de 2019, o jornalista enviou sua carta de demissão ao diretor-geral da Globo, reconhecendo que havia contrariado o código de conduta dos jornalistas.

Evaristo Costa

Depois de 14 anos no jornalismo da Globo, primeiro como repórter do Mais Você, depois na previsão do tempo e, por fim, na bancada do Jornal Hoje, Evaristo pediu demissão no ano de 2017. Agora já está de volta à televisão, mas trabalhando para a CNN.

Glenda Kozlowski

Foram 23 anos trabalhando para a Globo, mas o contrato de Glenda não foi renovado em outubro de 2019, em comum acordo entre as partes. Em seu Instagram ela fez uma homenagem à emissora que a recebeu aos 17 anos de idade.

José Mayer

No caso de José Mayer, houve uma situação delicada com denúncias de assédio por parte de colegas de trabalho. Ele assumiu o erro, se desculpou, e foi afastado da emissora, mas em 2019 foi, de fato, demitido.

Leandro Hassum

Foram 21 anos trabalhando na rede Globo como humorista, mas em maio de 2019 o ator resolveu não renovar o contrato. Ele disse poder se dar ao luxo de fazer isso, e quando pediu demissão, logo fechou como apresentador do programa Tá Pago, na TNT.

Malvino Salvador

No caso do ator Malvino Salvador, a emissora que o demitiu do contrato fixo, após 15 anos de contratos renovados. As portas não se fecharam, apenas não há mais exclusividade por conta do alto salário que recebia, o que pode ser interessante para que o ator aceite propostas de diferentes emissoras e empresas.

Marcio Canuto

Depois de 21 anos de trabalho, já com 73 anos de idade, Marcio Canuto disse não estar mais se sentindo prestigiado pela chefia, e resolveu pedir demissão da Globo.

Mari Palma

Mari Palma fazia parte do time de jornalismo da Globo há 11 anos, mas resolveu sair em 2019, pois recebeu uma proposta irrecusável da CNN.

Mariana Ferrão

Também com 11 anos de Tv Globo, a apresentadora Mariana Ferrão se demitiu da Globo em 2019, e fez agradecimento em seu Instagram por tudo o que aprendeu em mais de uma década.

Miguel Falabella

Miguel já estava há 38 anos na emissora, mas recebeu um comunicado de que, dessa vez, seu contrato para 2020 não seria renovado, por conta do plano de cortes de despesas.

Pedro Cardoso

O contrato do ator Pedro Cardoso terminou há mais tempo, não é tão recente. Logo depois do fim de A Grande Família, que durou 14 anos, a emissora foi totalmente contrária às expectativas do ator. Pelo sucesso do programa e do personagem Agostinho, ele esperava receber uma oportunidade de realizar um projeto autoral, mas foi desprezado.

Renato Aragão

Foram 44 anos de contrato exclusivo com a emissora, que optou por não renovar o contrato com o humorista e apresentador por conta dos cortes de gastos. Renato falou sobre a demissão de forma tranquila e com gratidão, e que está empolgado com novos desafios que estão por vir.

Vera Fischer

No caso de Vera, foram 43 anos de contratos renovados, mas agora a emissora resolveu não mais manter o contrato fixo. Porém, os contratos para trabalhos pontuais ainda podem acontecer, com pagamento por serviço.

Zeca Camargo

O desligamento do apresentador Zeca Camargo ocorreu recentemente, em maio de 2020. Ele fez parte dos cortes de gastos, devido ao alto salário que recebia. Como ele não gostou da redução salarial, a relação com os chefes ficou estremecida, levando à demissão.

Crédito das imagens: reprodução/Instagram/TV Globo

Veja também: Como está o elenco da novela Explode Coração 25 anos depois 

elenco de lua de cristal

Veja como está o elenco do filme Lua de Cristal hoje em dia

brigadeiro de chokito laka e prestigio

Como fazer brigadeiro de Chokito, de Laka e de Prestígio