dor no cotovelo o que pode ser
Crédito: Freepik
em

Dor no cotovelo? Saiba o que pode ser e os possíveis tratamentos

Essa parte do corpo é mais utilizada do que as pessoas percebem. A dor pode aparecer por diferentes causas, veja quais são

Está sentindo dor no cotovelo e não tem ideia do que pode estar acontecendo? Veja agora quais são os principais motivos que levam a dores nessa parte do corpo, e agende uma consulta com um médico para fazer exames e tratar o problema antes que se agrave.

Dor no cotovelo: o que pode ser?

O cotovelo é uma das articulações do corpo. Ele é formado pela junção de três ossos: um do braço e outros dois do antebraço (metade de baixo do braço). Mas esses ossos não estão em contato direto, pois o atrito entre eles causaria problemas.

Em cada articulação do corpo existem cartilagens que impedem os ossos de se tocarem e ajudam no deslize das extremidades dos ossos, absorvendo os choques. São essas articulações que permitem os movimentos de dobrar e esticar, levantar e balançar coisas.

Ao mesmo tempo, quando essas articulações estão comprometidas, surgem as dores e dificuldade para movimentar o braço. Veja quais as doenças que causam esse comprometimento e, por consequência, a dor no cotovelo.

Epicondilite medial

Essa doença afeta os tendões internos do cotovelo. É popularmente chamada de cotovelo de golfista. Pode acontecer por movimentos repetitivos da mão, e causa dor intensa. De modo geral, é resolvido com fisioterapia, repouso e anti-inflamatório recomendados pelo médico.

Epicondilite lateral

O nome popular da epicondilite lateral é cotovelo de tenista, e as partes afetadas são os tendões do lado de fora do cotovelo. Muitas vezes é causada por movimentos repetitivos, como nos esportes com raquete e em profissões que envolvem pintar, cozinhar ou capinar.

Os sintomas são dor ou queimação na parte externa do cotovelo, que podem ser tratadas com fisioterapia e repouso. Quando é persistente, retornando por períodos de seis ou doze meses, o médico poderá recomendar cirurgia.

Bursite do olecrano (bursite de cotovelo)

Dentro dos cotovelos também estão as bursas, que são bolsinhas com líquido que ajudam a proteger as extremidades dos ossos. Quando essas bursas são machucadas, ocorre a inflamação, que é chamada de bursite. Essa inflamação pode ser decorrente de um golpe forte ou por ficar muitas horas na mesma posição, fazendo pressão no cotovelo.

A pessoa com bursite vai perceber inchaço na região afetada, vai ter dor e dificuldade para mover o cotovelo. O tratamento geralmente consiste no uso de cotoveleiras e medicamentos. Se for um caso grave ou crônico, a cirurgia pode ser a melhor opção.

Osteoartrite

Essa condição ocorre quando a cartilagem do cotovelo é afetada, causando seu desgaste. Pode ocorrer por alguma lesão ou pelo desgaste natural, mais comum nas pessoas idosas. A pessoa vai ter dor, dificuldade de movimentar o cotovelo, inchaço e pode ouvir ruídos vindos do cotovelo ao ser movimentado. Fisioterapia e medicação são os tratamentos recomendados.

Luxação ou fratura do cotovelo

Quando uma pessoa sofre uma queda, uma batida muito forte ou um estiramento forte do cotovelo, pode ocasionar em uma luxação ou fratura. A luxação é quando o osso sai da sua posição. A fratura é quando o osso quebra.

Em ambos os casos é necessário ir ao médico para fazer exames de imagem e ver exatamente o que aconteceu. O tratamento consiste em colocar gesso e depois fazer fisioterapia para recuperar os movimentos.

Entorses de ligamentos

As entorses acontecem como resultado de traumas ou estresses repetitivos na região do cotovelo. Aplicar gelo no local e fazer fisioterapia estão entre os tratamentos, mas é recomendado ir ao médico primeiro para ter certeza do que se trata.

Como viu, boa parte dos problemas é causado por movimentos repetitivos ou lesões que podem ser evitadas. Então, se trabalha com esse tipo de movimento dos braços, ou pratica esportes que usem muito os cotovelos, é essencial fazer alongamentos antes de começar e ao terminar, manter uma boa postura e fazer intervalos para que os cotovelos não fiquem estressados e inflamem.

planta fumária

Fumária: conheça essa planta medicinal

Sem condições de comprar cadeira de rodas nova, avó precisa carregar neta nos braços

Sem condições de comprar cadeira de rodas nova, avó precisa carregar neta nos braços