As mulheres chegam aos 40 anos e passam por várias mudanças. Ainda assim, cada vez mais elas aparentam menos a idade que tem. Elas apresentam comportamentos joviais e se sentem mais dispostas, como se possuíssem 10 ou 20 anos a menos. No entanto, muitas vezes a aparência não demonstra problemas de saúde associados à idade.
O público feminino, no entanto, é muito mais cuidadoso com a saúde do que os homens. As mulheres vão muito mais ao médico e estão mais atentas ao próprio organismo. Algumas, porém, não sabem quais são as doenças mais comuns que podem se desenvolver a partir dos 40 anos.
Quais as principais doenças que as mulheres podem ter após os 40
A prevenção é a melhor forma de evitar as condições clínicas que podem surgir antes e após os 40 anos. Portanto é muito importante o acompanhamento médico periódico. As mudanças proporcionadas com o avanço da idade causam desequilíbrio. É nesse momento que podem aparecer complicações. Confira abaixo 5 doenças que surgem após os 40 anos nas mulheres.
1. Problemas cardíacos
A principal doença que mais mata as mulheres após os 40 anos é ataque cardíaco. Após a menopausa, as chances de haver problemas cardíacos crescem. A redução do estrogênio é um dos responsáveis por isso. Por isso é muito importante estar atenta ao seu corpo. Procurar médicos e fazer check up anual é essencial.
2. Diabetes
A queda do estrogênio aumenta as chances de ter diabetes. Mas essa condição é mais frequente em mulheres obesas, alcoólatras ou com histórico familiar. A alimentação equilibrada e a prática de exercícios é a melhor maneira de evitar esse problema.
3. Osteoporose
A menopausa diminui as concentrações de cálcio no organismo das mulheres e elas perdem a densidade óssea. Dessa forma, as chances de desenvolver osteoporose são muito grandes, principalmente após os 60 anos. A reposição hormonal e a suplementação de cálcio são bons tratamentos.
4. Artrose
As dores articulares aumentam nessa fase da vida. Isso é muito natural, mas ao ter dores é preciso procurar acompanhamento médico.
5. Câncer
Aos 40 e após essa idade as chances de câncer aumentam. Os tipos mais comuns no geral são o de pulmão e o de intestino. Ambos podem ser evitados com comportamentos saudáveis de vida. Deve-se evitar o tabagismo e deve-se ter uma boa ingestão de líquidos e fibras.
As mulheres, no entanto, têm maior incidência de câncer de mama e do colo do útero. A ida ao médico com frequência é fundamental. No caso do câncer de mama, o autoexame também é recomendado. Como a maioria dos tipos de câncer, se diagnosticados no início da doença, as chances de cura são maiores.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

