em

Doença semelhante à poliomielite causa alarme nos EUA

A doença tem se espalhado rapidamente e já foram 62 casos confirmados
Doenca semelhante a poliomielite
Crédito: Max Pixel

Nos Estados Unidos, uma doença semelhante à poliomielite está assustando os cidadãos e especialistas da área de saúde. Trata-se da mielite flácida aguda, uma doença rara que atinge uma pessoa a cada 1 milhão, sendo elas crianças e jovens até os 18 anos.

A doença tem se espalhado rapidamente pelo país e até o momento 22 estados americanos já possuem casos confirmados. Outros casos em 8 estados ainda estão sendo investigados. Já foram confirmados nos Estados Unidos 62 casos.

A história

Doenca semelhante a poliomielite nos eua
Crédito: Today’s Parent

As autoridades de saúde dos Estados Unidos estão procurando entender como a mielite flácida aguda está se espalhado tão rapidamente pelo país. O pico atual no número dos casos da doença semelhante à poliomielite é incomum e a maioria dos pacientes são crianças. Ainda não se sabe a origem certa da doença, que também não possui tratamento específico.

Só no ano de 2018, foram registrados 62 casos dessa doença que prejudica a mobilidade. Os estados de Washington, Colorado, Minnesota, Illinois e Pensilvânia chamaram atenção pela  elevação no número de casos dessa doença semelhante à poliomielite. Nesses estados o surgimento coincide com a temporada de doenças respiratórias sazonais.

A mielite flácida aguda é uma doença que atinge o sistema nervoso. Ainda não se sabe a causa, mas pesquisadores acreditam que ela tenha relação com um enterovírus. Em 2014 houve um surto do vírus e no mesmo ano apareceram os primeiros casos da doença, porém ainda não há provas da relação entre os dois.

O que é mielite flácida aguda

Se trata de uma doença neurológica, que afeta principalmente crianças e é similar à poliomielite. Ela prejudica o sistema nervoso e faz com que as extremidades do corpo fiquem debilitadas.

Em casos graves da doença, ocorre a paralisia dos membros. Os sintomas da mielite flácida aguda envolvem a perda de tônus muscular, fraqueza no braço ou na perna, dificuldade para movimentar os olhos, pálpebras caídas, dificuldade ao engolir e fala arrastada. Algumas das crianças afetadas também ficaram com dificuldade para respirar, rigidez no pescoço e incapacidade de urinar.

Causas e como prevenir

Os médicos ainda não sabem ao certo o que causa essa doença, mas acreditam que ela pode ser desenvolvida a partir de uma infecção viral. A doença também pode ser desencadeada por toxinas presentes no ambiente, vírus ou distúrbios genéticos, mas as causas exatas ainda são desconhecidas.

Ainda não há tratamento específico para a doença semelhante à poliomielite e como ainda não se sabe ao certo o que desencadeia a mielite flácida aguda, sua forma de prevenção também não é definida. Para ajudar a reduzir os riscos, médicos aconselham a sempre lavar as mãos com água e sabão, evitar picadas de mosquitos e manter as vacinas sempre atualizadas.

É importante ressaltar que a mielite flácida aguda é uma doença rara e não é conhecida por ser contagiosa. Um médico deve ser procurado quando a criança apresentar os sintomas da doença, como fraqueza, perda de músculos e dificuldade nos movimentos.

Fonte: Rare

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

gelo de chá verde
Como fazer tratamento com gelo de chá verde
11 Ideias para lembrancinhas de chá de bebê