Pensar que apenas duas horas antes, ele estava brincando e sorrindo… Conheça a história do pequeno Alexander Parsons e entenda a relação entre a síndrome de Kawasaki e o coronavírus.
Conheça a história do pequeno Alexander
Ele tinha somente 8 meses de vida e já lutava contra o coronavírus. Sem nenhuma doença ou condição que pudesse indicar um caso mais grave, ele seguia tratamento e estava respondendo muito bem. Até que começaram a aparecer algumas manchas no seu corpo e, em poucas horas, ele passou de um bebê sorridente à morte por aneurisma.
Alexander foi diagnosticado com a síndrome de Kawasaki, que mostra evidências não só em seu país, na Inglaterra, mas também nos Estados Unidos, França e Itália. Ela é reconhecida pela presença de erupções na pele, inchaço das glândulas e ressecamento dos lábios. Pode acontecer durante ou após o processo de cura da covid-19.
Pesquisadores estão tentando compreender a relação entre o vírus e a síndrome. Nesse estudo, entre as 10 crianças italianas que demonstraram os sinais da doença, 8 tiveram confirmação para coronavírus. Também se diz que as crianças são as mais afetadas, não tendo tanto risco para outras faixas etárias.
Porém, segundo a reportagem que cita o estudo britânico, em parceria com os EUA, a condição está sendo chamada de síndrome multissistêmica inflamatória pediátrica, colocando também jovens e adultos como alvos da mesma. Agora é esperar para ver o que a ciência vai mostrar nos próximos dias.
Veja também: Esperança — aos 4 meses, bebê cura-se da covid-19