o que não dizer para uma tentante
Crédito: Freepik
em

11 Coisas para não dizer a uma mulher que está tentando engravidar

As mulheres tentantes estão vivendo um momento sensível, e as pessoas em volta devem ter empatia ao conversar com elas sobre o assunto

Para muitas mulheres, o maior sonho e objetivo da vida é ter filhos. Porém, nem todas conseguem engravidar com facilidade, mesmo depois de anos, e então começam a planejar a gravidez com a ajuda de tabelinhas ou tratamentos médicos. Esse período não é fácil, pois a mulher precisa se manter tranquila e confiante, ao mesmo tempo em que cria uma grande expectativa. Ela precisa de apoio e empatia das pessoas que a cercam.

O que não dizer a uma mulher que está tentando engravidar

Se você conhece alguém que está tentando engravidar, saiba que essa é uma fase muito especial e importante na vida da pessoa, então evite fazer certos tipos de comentários, como esses que vai ver a seguir.

1. “E quando é que vai conseguir engravidar?”

Se ela soubesse quando a gravidez vai chegar, não teria nem que se preocupar. Além de indelicada, é uma pergunta irrelevante, pois não vai ajudar a mulher a se sentir melhor.

2. “Você aí tentando há um bom tempo e eu que nem queria, estou com esse barrigão”

Não basta relembrar que ela não consegue, tem que fazer parecer a coisa mais fácil do mundo e ainda reclamar da bênção que recebeu. Jamais faça esse tipo de comentário.

3. “É só esquecer, que você consegue”

Esse comentário não faz o menor sentido. Se a mulher está tentando engravidar, esse é o foco dela. Por mais que a vida seja cheia de estímulos e atribuições, para a tentante, ser mãe é mais do que um objetivo, é um sonho. Além do mais, se o problema for infertilidade, esquecer ou relaxar não fará a menor diferença.

4. “Nem sei pra que você está tentando… Eu mesma não suporto mais essa barriga imensa! Engravidar é muito cansativo.”

Reclamar que está grávida com alguém que não consegue engravidar é muita falta de sensibilidade. É compreensível que na gestação vêm as dores, dificuldades, cansaço, mas tem também muita magia que a tentante nem pode ainda fazer ideia, apesar de sonhar com isso.

5. “Ah, ela está tentando engravidar faz um tempão… Coitada, né?”

Muitas vezes, a tentante não quer compartilhar com todo mundo o seu problema em conseguir realizar o sonho de ser mãe. Tentar engravidar e não conseguir pode ser muito frustrante e tudo o que ela não precisa é pessoas fazendo comentários negativos sobre isso ou sentindo pena dela.

6. “Coloque os pés pra cima quando terminar”

A mulher que está no processo de tentativa já conhece todos os “saberes populares” e muito, muito mais. E pode ter certeza de que já tentou várias dicas, sempre com resultados frustrantes. Então, as vezes é melhor evitar esses conselhos que, na verdade, não funcionam.

7. “Faça o tratamento para engravidar que resolve”

Tratamento para engravidar é caro e complicado. Além do mais, não é garantido! Mesmo assim, as tentantes pesquisam muito sobre todos os métodos, consultam médicos e fazem o que estiver ao seu alcance. Esse tipo de comentário faz com que ela tenha que explicar isso a você, e é desnecessário.

8. “Corre porque a idade boa para engravidar é até os 30!”

A expectativa e qualidade de vida das pessoas aumentou muito, então algumas crendices não fazem sentido. Claro que quanto mais jovem, maiores são as chances de engravidar devido a quantidade e qualidade dos óvulos, mas isso não é tudo. Muitas mulheres engravidam depois dos 40 anos. Além do mais, não coloque pressão sobre quem já está se sentindo pressionada.

9. “Talvez inconscientemente você não queira ter filhos”

Antes de sair fazendo diagnósticos imediatos, seria interessante compreender um pouquinho o processo. É muito triste para uma mulher que sonha em ter filhos, ouvir uma coisa dessas.

10. “Se você não conseguir engravidar, pode adotar”

Nem todo casal está preparado para adotar uma criança. Além do mais, não é errado querer primeiro ter um filho biológico. Ao dizer isso para uma tentante, você está enviando uma mensagem de desistência a ela, mesmo sabendo que a adoção é um ato maravilhoso de amor. Afinal, adotar uma criança não deve ser visto como um plano B.

11. “Se Deus não quer…”

Mesmo que você seja uma pessoa muito religiosa, não envolva a sua crença e a sua fé nesse assunto, muito menos se você não tiver certeza de que a tentante compartilha da mesma crença que você. Usar a religião como justificativa para a situação que a tentante está vivendo é bastante cruel.

O que dizer a uma mulher que está tentando engravidar?

Quando sua amiga dá espaço e você tem intimidade, está tudo bem falar mais abertamente, mesmo sobre coisas que, vindo da boca de estranhos, são inconvenientes. Mas quer saber o que ela precisa mesmo? Ser ouvida!

Ouça, dê colo, pesquise com ela sobre as possibilidades de tratamentos, se ela quiser. Se coloque no lugar dela, o que você gostaria de ouvir? Talvez ela só precise de alguém que a ajude a ver que ela é maravilhosa, poderosa e que tudo vai dar certo, no momento que tiver que acontecer.

Esteja a disposição e elogie a atitude, a força e determinação dela, lembrando que no final tudo vai ter valido a pena e vai ser parte de uma linda história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Como fazer sabão líquido de coco caseiro

Como fazer sabão líquido de coco caseiro

doença filho pai

Pai de família é curado de doença misteriosa que leva à falência dos órgãos