em

Qual a distância ideal entre a televisão e o sofá? Entenda

A distância ideal entre a televisão e o sofá deve ser medida para que você não sofra com dores de cabeça.
distância ideal entre a televisão e o sofá
Crédito: Pxhere

Sua mãe provavelmente já lhe disse pra não ficar muito perto da televisão porque faz mal para a vista. Ok, mães são cheias dos conhecimentos populares que muitas vezes nem são verdade, mas nesse caso ela está certa, pois existe uma distância ideal entre a televisão e o sofá.

Isso não diz respeito somente à saúde, mas também ao conforto. Afinal quem é que se sente bem com a cara grudada na tela? Ou quando precisa apertar os olhos para enxergar as legendas? A distância varia segundo alguns fatores, e você vai entender quais são agora.

Distância recomendada entre a televisão e o sofá

A distância ideal entre a televisão e o sofá é medida pensando no móvel posicionado em frente à TV. Os números podem variar, mas use a tabela a seguir como referência de medida.

Crédito: Pinterest

É importante lembrar que a tabela não é exata e você deve levar em conta as medidas do cômodo e também do aparelho. Na dúvida de qual a distância ideal entre a televisão e o sofá, calcule a distância entre o aparelho e o móvel e use uma das seguintes fórmulas para saber qual o tamanho ideal da televisão de acordo com seu espaço:

Resolução Padrão (480p) Distância (em metros) x 12 = Tamanho ideal
Resolução HD (720p) Distância (em metros) x 18 = Tamanho ideal
Resolução Full HD (1080p) Distância (em metros) x 21 = Tamanho ideal

Ver televisão de perto faz mal para os olhos?

Sim, mas não de forma grave. O que ocorre é a fadiga ocular, também chamada de “vista cansada”, que pode levar a dores de cabeça ou dores no fundo dos olhos. Além disso, a musculatura do olho fica muito tempo contraída, o que pode levar à dificuldade para enxergar de longe.

Aparelhos antigos emitem uma radiação nociva aos olhos, enquanto alguns televisores modernos emitem radiação azul semelhante à radiação ultravioleta, que pode prejudicar o tecido ocular. E, claro, muito tempo olhando para TV pode deixar o olho seco, o que explica a importância da distância ideal entre a televisão e o sofá.

Recomendações sobre a distância ideal entre a televisão e o sofá

A dica principal é não ter olho grande na hora que for comprar um novo aparelho. Se sua sala ou quarto é pequeno, não adianta comprar uma televisão enorme, pois os olhos terão que se movimentar incessantemente para acompanhar a imagem.

O mesmo vale para uma televisão pequena em um cômodo grande, que vai forçar a musculatura ocular e provocar cansaço e dor de cabeça. Seja realista e compre um televisor que faça jus às medidas do espaço.

Para os pais e responsáveis, fica uma dica importante: se a criança precisa chegar muito perto da tela para enxergar, pode ser que tenha miopia. Vale uma consulta oftalmológica o quanto antes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

chá com leite
Benefícios do chá com leite e como fazer
Suco de berinjela: benefícios e como preparar