em

Qual a diferença entre fratura, luxação, contusão e torção

Se você já se questionou sobre isso, aprenda a diferença de uma vez por todas, de forma bem simples.
diferença entre fratura, luxação, contusão e torção
Crédito: Freepik

É difícil ver uma pessoa que nunca tenha sofrido uma lesão envolvendo ossos, músculos, tendões ou ligamentos. Quando isso ocorre, vem a dúvida. Você sabe a diferença entre fratura, luxação, contusão e torção? Certamente já ouviu falar em todos eles, mas é importante saber a diferença para caso aconteça com você ou alguém que queira ajudar.

Fratura

Fratura é quando algum osso quebra e as partes se separam parcial ou totalmente. Para que um osso quebre ele precisa sofrer um impacto muito forte ou já estar predisposto a quebrar, como no caso de pessoas com ossos frágeis. Essa fragilidade pode ser de nascença, como a doença chamada ossos de cristal, ou pode evoluir ao longo da vida por causa de problemas como osteoartrite e osteoporose.

Existem diferentes tipos de fraturas, de acordo com a sua gravidade e características. Por exemplo, uma fratura estável é quando o osso quebrou, mas as pontas ainda estão alinhadas, apenas com as marcas da quebra. Uma fratura exposta é aquela em que quando o osso quebra, ele perfura a pele e às vezes possível vê-lo através da fratura.

A chamada fratura incompleta é quando parte de um osso quebra, mantendo-o ainda parcialmente preso à outra parte. Há também a fratura cominuta que é quando o mesmo osso quebra em várias partes.

Luxação

A luxação só ocorre nas articulações entre os ossos. Ela é uma lesão na qual as extremidades dos ossos se desencaixam da articulação a qual pertencem.

É comum ocorrer uma luxação no ombro, no joelho, no tornozelo, no cotovelo, no quadril, na mandíbula e nos dedos. Ela pode acontecer por algum acidente ou pode ser congênita, que é quando a pessoa já nasce com o deslocamento.

No caso de um acidente, é importante ir ao hospital o quando antes, pois muita coisa ocorre na região afetada quando ossos se deslocam. Não deve deixar a inflamação evoluir muito, pois a cura será cada vez mais demorada.

Contusão

A contusão é quando ocorre uma lesão mas sem machucar alguma parte motora, como tendões, ligamentos e ossos. É aquela pancada que dói, incha, pode até resultar em grandes hematomas. Mas afeta mais os tecidos superficiais, sem ser grave. Depois de alguns dias fazendo compressa w repouso, o problema costuma melhorar.

A contusão pode ocorrer a qualquer momento, não necessariamente durante a prática esportiva. Ela acontece quando você pisa em falso andando na rua ou vira o pé de alguma forma. No tornozelo é o local mais comum para ocorrer a contusão.

Torção

No caso da torção, que os especialistas chamam de entorse, é quando ocorre o alongamento de ligamentos. Quando esse alongamento ocorre nos tendões é chamado de estiramento. Os dois tipos são considerados menos graves do que uma fratura ou uma luxação. Mas dependendo da gravidade pode ser necessário um procedimento cirúrgico para religar o ligamento ou o tendão.

Para ocorrer uma torção a lesão precisa ter ocorrido de forma um pouco mais forte do que uma contusão. É mais comum durante a prática esportiva ou de trabalhos manuais, como dos pedreiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
chá de barbatimão
Como fazer e benefícios do chá de barbatimão
fraturas na terceira idade
Riscos e como prevenir as fraturas na terceira idade