em

Dieta do metabolismo: para emagrecer rápido e equilibrar o organismo

Uma opção eficaz para equilibrar os hormônios, acelerar o resultado da academia e eliminar 10 quilos em 1 mês. Confira.

Você pode ter se cansado de inúmeras dietas restritivas, mas a verdade é que cada uma tem seu propósito e só funcionam se forem seguidas à risca. Além disso, nenhuma delas fará efeito se o seu metabolismo não estiver funcionando direitinho. Por isso, a dieta do metabolismo pode ser a solução que você procura.

Criada pela nutricionista Haylie Pomroy, a dieta segue 5 refeições por dia, com café da manhã logo ao acordar, muita água ao longo do dia e apenas os alimentos determinados no cardápio. É claro que o exercício físico também precisa fazer parte da rotina diária, junto com o acompanhamento do nutricionista e do personal.

Fazendo tudo direitinho, seu metabolismo ficará mais acelerado, o resultado da academia será melhor e você poderá emagrecer até 10 quilos em apenas 1 mês, com o corpo bem desenhado. Aliás, este é o tempo mínimo que a dieta deve ser seguida para que você veja o resultado. Gostou da ideia? Então veja como fazer:

Como funciona a dieta do metabolismo

A dieta do metabolismo é dividida em 3 fases, mas em todas elas você pode comer verduras e carnes magras em ótimas quantidades, nada de passar fome! As 3 fases da dieta acontecem com poucos dias de diferença.

A cada dois ou três dias você irá mudar a quantidade de carboidratos, gorduras saudáveis e proteínas que deverá comer. Essa é uma boa forma de não repetir os alimentos e acabar enjoando da dieta.

Como toda dieta que funciona, esta recomenda evitar qualquer produto industrializado, os potenciais inflamatórios, como leite e todos os derivados, glúten, soja, aveia, malte e batata-inglesa.

Os doces também caem fora do cardápio, junto com bebidas alcoólicas, suco de fruta, café, refrigerante (mesmo diet) e frutas secas.

Pareceu restritivo demais? Bem, se todos eles prejudicam seu organismo de alguma forma, é uma questão de consciência sobre a sua saúde, mas depois das primeiras quatro semanas você pode voltar a inserir alguns deles aos poucos no cardápio.

Aqueles que puder ficar sem, melhor. Veja agora como funciona cada fase da dieta do metabolismo.

Fase 1 – relaxamento das glândulas suprarrenais

O objetivo dessa fase, que dura apenas 2 dias, é aumentar o consumo de carboidratos para deixar o índice glicêmico mais alto e não “assustar” o organismo com mais uma dieta radical. O que irá acontecer é a redução da liberação de cortisol, pois quando ele é liberado em excesso, mantém mais gordura estocada.

Você poderá comer à vontade:

  • Vagem, tomate, rúcula, pepino, mandioquinha, inhame, couve-flor, cogumelo, broto de feijão, brócolis, beterraba, berinjela, aspargo, alface crespa, alcachofra, abobrinha, abóbora e aipo.

Você poderá comer em pequenas porções (menos de 200 gramas):

  • Frutas: Tangerina, pera, morango, melão, melancia, manga, mamão, maçã, limão, laranja, kiwi, goiaba, mirtilo, amora e abacaxi.
  • Grãos e amidos: tapioca, quinoa, leite de arroz em açúcar, aveia sem glúten e arroz integral.
  • Proteína animal: clara de ovo, linguado, sardinha, pescada, atum em água, frango sem pele, rosbife, linguiça de frango sem nitrato, patinho, filé mignon e alcatra.
  • Proteína vegetal: lentilha, grão-de-bico e feijão.

Você não poderá comer:

  • Gorduras de todos os tipos, mesmo as saudáveis.

Fase 2 – diluir a gordura armazenada

Prepare-se para a etapa mais restritiva da dieta do metabolismo, que será fácil porque são apenas dois dias sem poder comer leguminosas, grãos e frutas. Nesta fase as proteínas podem ser comidas em maior quantidade para movimentar a gordura mas difícil que está com você há anos.

Você poderá comer à vontade:

  • Fruta e verduras: Limão, pimentão, espinafre, erva-doce, endívia, alho-poró, rúcula, alface roxa, agrião e acelga.

Você poderá comer em pequenas porções (menos de 200 gramas):

  • Proteína animal: as mesmas da fase 1, incluindo salmão defumado, peru, ostra, tilápia, cordeiro, carne seca e porco light.

Você não poderá comer:

  • Proteína vegetal, gordura, grãos e amidos.

Fase 3 – Queimar a gordura não saudável diluída na fase anterior

Agora você poderá colocar as gorduras saudáveis no cardápio, pois o objetivo será utilizar a gordura que foi diluída na fase anterior como combustível para gastar energia. Essa etapa tem duração de 3 dias.

Você poderá comer em pequenas porções (menos de 200 gramas):

  • Legumes e verduras: os mesmos das fases anteriores, variando bastante.
  • Frutas: pitanga, pêssego, morango, mirtilo, limão, coco, amora e ameixa.
  • Grãos e amidos: pão sem glúten, quinoa, aveia sem glúten e arroz selvagem.
  • Proteína animal: as mesmas das fases anteriores, incluindo mas o atum que antes era em água agora poderá ser em azeite, também truta, sardinha em azeite, salmão, lula, lagosta, camarão e lombo de porco.
  • Proteína vegetal: leite de amêndoa, castanha de caju sem açúcar, lentilha, grão-de-bico e feijão.
  • Gorduras saudáveis: pasta de gergelim, sementes cruas de abóbora, girassol, chia e linhaça, homus com azeite, azeitona, abacate, óleo de coco, azeite extravirgem, pasta de nozes ou amêndoas sem açúcar.

Recomendações importantes

  • Comece a dieta na segunda feira para facilitar a organização das fases, fazendo a fase 1 na segunda e na terça, a fase 2 na quarta e na quinta e a fase 3 na sexta, no sábado e no domingo. Depois, recomece com a fase 1 até completar 4 semanas.
  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia e inclua chá de ervas sem cafeína e sem açúcar.
  • Nas fases 1 e 3 pode temperar suas refeições com pimenta, gengibre e limão que são ótimos para desinflamar o organismo e acelerar o metabolismo. Também pode usar cacau sem açúcar, canela, cúrcuma e vinagre.
  • Na fase 1 faça pelo menos um dia de atividade aeróbica.
  • Na fase 2 faça pelo menos um dia de exercício com peso.
  • Na fase 3 faça pelo menos um dia de alongamento e atividade de relaxamento.

DORMIR BEM É ESSENCIAL PARA UMA DIETA EFICAZ

Colocando seu organismo para trabalhar em uma rotina saudável de alimentação e exercícios, ele também vai precisar estar regulado para dormir bem e fazer o seu papel de reparar os sistemas do corpo e preparar você para um novo dia.

Leia sobre a técnica para dormir em até 1 minuto e conheça também outras dicas para pegar no sono mais rápido e dormir melhor.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

intestino preguiçoso

Dieta de 3 dias para regular intestino preguiçoso

Como você reage às mudanças da vida? Conheça 5 perfis