Dicas para preparar coração de galinha
Crédito: Freepik

7 Dicas para preparar coração de galinha

Essa carne é deliciosa e fácil de preparar, tanto na brasa quanto na panela

Publicidade

O coração de galinha é um miúdo muito bom para incluir no cardápio, não só do churrasco, mas dos almoços da semana. Essa carne é rica em proteínas, tem vitamina B, ferro, zinco, é anti-inflamatória e antioxidante. Só precisa ter cuidado com a gordura, retirando-a ou comendo o coração sem exagero.

1. Com o que comer coração de galinha?

O preparo do coração de galinha é muito simples, independentemente de como você pretende cozinhá-lo. A forma mais comum é como petisco no churrasco, mas você pode preparar o coração acebolado, fazer molhos e até com arroz, estilo carreteiro ou risoto.

O acebolado e o molho vão bem com batatas, aipim, polenta, arroz, macarrão, pizza e legumes refogados. Se quiser um acebolado simples, sem molho, é ótimo para colocar sobre a pizza antes de levá-la ao forno ou no pãozinho francês e ter um bom sanduíche.

O coração de galinha combina com diversos acompanhamentos, e por isso é mais uma vantagem ter porções no congelador. Quando decidir preparar, basta deixar a carne descongelar durante algumas horas ou colocar o saco plástico em água morna, pois como são pequenos, descongelam rápido.

Publicidade

2. Limpando os corações

A parte de cima do coração de galinha costuma vir com uma capa de gordura amarela, que é saturada. Vem também com artérias e veias, que podem não ser muito agradáveis ao paladar. Então, o recomendado é que você faça um corte na base do coração para eliminar essas partes, deixando só a carne.

Não precisa tirar tudo, pois você irá perder metade do coração. Tire o que estiver mais durinho e aparente, e pronto. Depois, se for fazer na panela e quiser que renda mais, corte os corações ao meio, no sentido do comprimento.

3. Temperando com marinada brasileira

Se você for fazer coração no espeto, precisa temperar antecipadamente em uma marinada. É só preparar um tempero com sal, alho, salsinha, ervas a gosto, pimenta, água, um pouco de limão ou até cerveja, como preferir. Coloque os corações nesse líquido temperado, tampe o recipiente e coloque na geladeira por algumas horas antes de assar.

4. Marinada estilo oriental

Para dar uma variada no sabor, o coração de galinha também fica ótimo com um tempero estilo oriental, usando molho de soja (que é bem salgado, não precisa de sal), gengibre, alho e óleo de gergelim tostado.

Publicidade

5. Tempero para preparar no fogão

Já se você for cozinhar o coração na panela, seja para fazer refogado, ao molho ou com arroz, pode temperar dentro da panela mesmo, usando temperos variados, mais ou menos como na marinada. Para salgar, pode escolher molho de soja ou sal (sal grosso fica muito bom). Depois, pode usar ervas desidratadas, alho, cebola, ervas frescas, mostarda, cominho e até alecrim fica interessante.

6. O ponto certo na brasa

Se o coração for preparado no espeto, na brasa, precisa ficar atento ao ponto para evitar que fique seco. O ponto certo é quando a carne muda de cor (do vermelho para o marrom-escuro), e fica mais firme. Pode sentir com os dedos e tirar um para provar.

7. O ponto certo na panela

O cozimento do coração na panela é mais fácil de controlar, pois a carne vai estar em contato com o próprio líquido e dos temperos, então é difícil ficar seca. Porém, tem um segredinho: para garantir que o sabor dos temperos pegue bem na carne, precisa deixá-la refogar bem até criar uma borra no fundo da panela.

Publicidade

Vá adicionando só um pouquinho de água para soltar a borra, e deixe tostar mais um pouco. Nunca jogue um monte de água, pois assim o tempero fica na água ao invés de ficar no coração. Depois que a carne estiver marrom e firme, pode dar continuidade à receita. Para fazer um bom prato que sirva duas pessoas à vontade, vai precisar de uns 250 gramas de coração, em média.

PODE GOSTAR TAMBÉM