Dicas de ouro para quem faz marmita para a semana
Crédito: Freepik

9 Dicas de ouro para quem faz marmita para a semana

Depois que você pega o jeito, fica muito prático deixar a comida pronta com antecedência sem perder a qualidade e o sabor da refeição

Publicidade

Para quem tem uma rotina atarefada, separar um dia do fim de semana para preparar as marmitas da semana toda é uma ótima ideia. Mas, para que essa praticidade funcione de verdade, você precisa seguir algumas dicas de ouro que vão garantir a alimentação saudável e gostosa da família. Veja se você já conhecia esses truques.

1. Escolha alimentos de base que sejam flexíveis

Arroz, macarrão, purê, frango e carne moída são alimentos que você pode preparar de várias formas para não enjoar durante a semana. Além de variar os tipos de molhos e temperos, você pode escolher diferentes tipos de arroz, de macarrão, de batata e partes do frango e da carne vermelha. Tendo um desses ingredientes de base, basta uma salada bem colorida e legumes refogados para acompanhar. Prático, versátil, saudável e gostoso.

2. Não deixe os alimentos cozinharem demais

Essa dica é importante para que a sua marmita não fique com uma consistência muito mole na hora de comer. Quando for preparar qualquer alimento e tiver a intenção de aquecê-lo no fogão (que demora mais do que no micro-ondas), o ideal é não deixar cozinhar até ficar muito macio. Finalize o preparo com o alimento al-dente, pois assim ele termina de cozinhar quando você aquecê-lo para comer.

3. Tempere na hora de comer

Saladas, feijão, lentilhas e sopas podem ser preparados e congelados sem muito tempero. Essa dica serve para que o sabor fique mais fresquinho na hora de comer, caso você coma na sua casa e tenha tempo de temperar na hora. Deixe pronto na geladeira um tempero básico, como alho e cebola triturados com sal, pimenta e especiarias. Tempere quando for aquecer o alimento.

Publicidade

4. Na geladeira só por 3 dias

Se você for comer o alimento em até 3 dias, pode deixá-lo na geladeira para não precisar descongelar. Mas, para os dias seguintes, precisa deixar a comida no congelador para garantir que não irá estragar. Além disso, por estar congelada, preserva melhor o sabor.

5. Compre salada fresca mais vezes na semana

No caso da salada fresca, o ideal é comprar duas vezes na semana para evitar que estrague, principalmente as folhas. Salada gostosa é salada fresca, então se comprar tudo de uma vez, na quinta e na sexta-feira ela já vai estar meio murcha e menos apetitosa.

6. Coloque etiqueta nos recipientes

Quando você congela a comida, pode deixar por alguns meses no congelador. Mas, não pode se esquecer dela por quase um ano lá dentro. Então, a dica é colocar uma etiqueta com o tipo de alimento e a data de congelamento sobre o recipiente, assim você vai consumindo por ordem de validade.

7. Escolha os recipientes adequados

Você pode congelar sua marmita em sacos herméticos (com zíper), potes de plástico ou de vidro. Mas lembre-se que os potes de plástico precisam ser liberados para congelador e para micro-ondas. Quanto aos potes de vidro, nunca encha-os demais porque o alimento expande no congelador e pode estourar o pote. Mas, eles são mais práticos para lavar.

Publicidade

8. Descongele corretamente

A melhor forma de descongelar sua marmita para o dia seguinte é tirando-a do congelador e colocando-a na geladeira na noite anterior. Descongelar na temperatura ambiente funciona, mas não é recomendado nos dias mais quentes por causa do risco de contaminação. Na pressa, pode descongelar direto no micro-ondas ou na panela.

9. Separe por porções

Para evitar descongelar mais comida do que vai ser consumido e acabar desperdiçando, separe tudo em porções individuais, deixando prontinho para tirar seu pote da geladeira ou congelador e comer. Só congele em maior quantidade quando souber que vai descongelar para a família toda comer junto.

Veja também: Como congelar frutas da forma correta

PODE GOSTAR TAMBÉM