6 dicas alimentares para melhorar a saúde dos filhos (e de toda a família)

Em apenas 10 dias o corpo entra em equilíbrio e facilita para que os bons hábitos sejam mantidos por toda a vida.

Publicidade

É fato que os nossos hábitos alimentares passaram por grandes transformações nos últimos 100 anos. Com o crescimento da indústria alimentícia e a chegada de tantos produtos empacotados nas prateleiras do supermercado, fizemos uma substituição no modo de preparar vários alimentos.

Para muitas famílias as fast foods e os alimentos semiprontos viraram os favoritos, seja pela praticidade ou pelo sabor forte e viciante dos condimentos. Mas com certeza, os efeitos são sentidos na saúde ao longo dos anos: predisposição a doenças, sedentarismo, níveis altos de glicose e colesterol são alguns dos mais básicos.

Especialmente quando falamos da saúde das crianças é preciso que os pais tenham atenção redobrada, pois o que eles puserem na mesa será visto pelos filhos como a melhor opção. E o que eles puserem na boca será também desejado pelos pequenos, já que os pais são seu maior exemplo.

Estudo comprova os efeitos da reeducação alimentar nas crianças

Entre tudo o que ingerimos durante o dia, pode-se considerar que o açúcar industrializado é o maior vilão, em especial, o aspartame, que é um verdadeiro veneno – saiba a razão clicando aqui.

Publicidade

Para comprovar a importância de reduzir a quantidade de açúcar ingerida pelos pequenos (e também pelos adultos) um estudo reuniu 43 crianças com determinado padrão de hábitos de vida e reduziu de 25% para 10% seu consumo diário de açúcar industrializado durante apenas 10 dias.

A quantidade de calorias na dieta dos pequenos não foi alterada, visto que o açúcar foi substituído por fontes de carboidrato. Como resultado eles constataram redução nos níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, equilíbrio na produção de insulina e redução do açúcar no sangue.

Isso significa que pequenas mudanças nos hábitos alimentares desde a infância impactam de forma benéfica na saúde e promovem um crescimento e uma vida adulta com muito mais qualidade: menor risco de desenvolver diabetes, pressão alta e todas as doenças que pode surgir quando o sistema imunológico está inflamado pelo excesso de açúcares.

Veja 6 dicas simples do que pode mudar na rotina alimentar da sua família e garantir muito mais qualidade de vida para os seus filhos e todos em casa.

Publicidade

1. Corte as bebidas industrializadas açucaradas

Refrigerante, suco de pacote ou caixinha, chá açucarado, água saborizada, qualquer bebida que tenha algum tipo de açúcar na composição deverá ser reduzida ao máximo. Além disso, não é só o açúcar que faz mal nestes produtos. Eles são um composto de condimentos artificiais que juntos são uma bomba para o organismo.

É claro que conforme os filhos vão crescendo, eles próprios vão tendo acesso a estes produtos longe dos pais. Mas justamente para que eles não sintam falta dessas bebidas é importante que o hábito de consumi-las não seja mantido dentro de casa.

2. Aposte nas frutas e carboidratos naturais

O açúcar que seus filhos devem consumir é o natural, que está nas frutas inteiras, na batatinha, no mel, no arroz, na aveia, no milho e até nos bolos caseiros. Ingerir açúcar é importante, mas o grande problema está nas misturas e processos de refinamento dos industrializados.

Publicidade

3. Prefira frutas inteiras do que sucos

É claro que tomar suco natural e vitamina é milhões de vezes melhor do que tomar refrigerante. Mas sempre que for possível, invista em oferecer salada de frutas (sem açúcar, só com canela e mel) para que as crianças possam ingerir todas as fibras destes alimentos. Quando é espremida, a fruta perde uma boa quantidade de fibras que ajudam a metabolizar o açúcar natural.

4. Substitua os cereais matinais açucarados

Os cereais matinais feitos para crianças são uma bomba açucarada que de nada serve para uma alimentação saudável, só mesmo para deixá-las agitadas e descontroladas. Para substituir esse produto invista em papas de aveia, biscoitinhos caseiros de aveia ou até cereal sem açúcar que você pode servir com iogurte natural, mel e frutas. Para eles gostarem é tudo uma questão de hábito.

5. Fique de olho nas propagandas

Quando alimentos voltados para crianças aparecem na televisão, a chance de serem açucarados para aguçar o desejo dos pequenos é grande. Então, antes de comprar qualquer produto que aparece em comerciais, verifique a composição na embalagem. Se tiver alto nível de açúcar ou aspartame, nem pensar! Os produtos mais naturais e saudáveis não costumam ter grande veiculação comercial.

Publicidade

6. Dê o exemplo

Como mencionamos no início, os pais devem dar o exemplo para os filhos. Não tem problema se de vez em quando você fizer um doce para todos comerem, as festas de aniversário e os finais de semana vão continuar pedindo guloseimas.

Mas o que tiver em casa é o que as crianças vão comer, e se você usar a criatividade substituindo ingredientes industrializados por naturais, verá que é possível fazer doces e sobremesas deliciosos sem exagerar no açúcar e em outros ingredientes artificiais.

Essas mudanças de hábitos vão beneficiar a vida de todos em casa e você estará ajudando seus filhos a terem um futuro muito mais saudável, fazendo boas escolhas e podendo acompanhar o crescimento deles de perto por muitos e muitos anos. Quando sua família tem saúde, tem tudo!

Publicidade

RECEITA DE COOKIES SAUDÁVEIS PARA AS CRIANÇAS

Se você se convenceu da importância de reduzir o consumo de açúcar industrializado em casa e quer uma inspiração para começar a reeducação alimentar, veja no vídeo abaixo uma receita muito fácil de cookies saudáveis para servir nas refeições:

PODE GOSTAR TAMBÉM