Dicas para melhorar a digestão
Crédito: Freepik

7 Dicas para melhorar a digestão

A sua relação com a comida interfere totalmente na qualidade da sua digestão e na sua saúde de modo geral

Publicidade

A má digestão não é apenas sentir azia ou peso no estômago. Má digestão é quando um dos três processos de digestão acontece de forma deficiente, pois o sistema digestório tem dificuldade em processar e absorver os alimentos.

Essa dificuldade pode ocorrer por comer muito rápido, não mastigar direito a comida, tomar muito líquido enquanto come e escolher alimentos de má qualidade.

Além desses fatores que dependem unicamente dos seus hábitos alimentares, há os fatores como intolerâncias alimentares, pouca produção de ácido digestivo, deficiência de enzimas digestivas e a disbiose intestinal, que é quando a microbiota intestinal está desequilibrada.

Tudo isso interfere na boa digestão, levando a sintomas de azia, arrotos, refluxo, gases, sensação de peso depois de comer, cólicas, diarreia, inchaço abdominal, intestino preso e pode ser o gatilho para intolerâncias, sensibilidades e alergias alimentares.

Publicidade

Dicas para melhorar a digestão

Como você viu, são vários os fatores que podem interferir na boa digestão. Logo, são muitas as dicas do que você pode fazer para evitar esses sintomas tão desagradáveis que prejudicam sua qualidade de vida.

1. Mastigue muito bem os alimentos

A primeira fase da digestão começa quando você coloca o alimento na boca. A mastigação é muito importante para ajudar a digerir o alimento quando ele chega no estômago, que é a segunda fase da digestão. Mastigue de 20 a 30 vezes cada porção de comida, antes de engolir.

2. Repouse o talher na mesa enquanto mastiga

Enquanto você está mastigando, já fica com outra porção pronta no garfo para levar à boca? Pare com isso! Enquanto estiver mastigando, repouse o garfo no prato e coma devagar. O momento de se alimentar é sagrado, pois é uma das principais formas que você tem de nutrir e cuidar do seu corpo.

3. Respire profundamente antes de começar a comer

Da mesma forma que você deve mastigar bastante e comer devagar, é legal se preparar para a refeição. Quando se sentar para comer, pare o que estiver fazendo e respire fundo 3 vezes. Acalme seu organismo para receber o alimento e se concentrar nesse processo de comer e digerir. Isso faz todo sentido porque a pessoa que come rápido e sem prestar atenção, tende a comer demais e a ficar com peso no estômago depois.

Publicidade

4. Evite líquidos durante a refeição

Pode deixar um copo de água ao lado do prato enquanto estiver comendo, caso sinta necessidade de tomar um gole. Mas, o ideal é deixar para beber água depois de terminar de comer. Se você fica tomando água (ou outra bebida) a cada garfada, prejudica a ação do suco gástrico nos alimentos.

5. Tome um chá digestivo depois de comer

Esse hábito é bom para que o seu organismo tenha uma ajudinha extra na segunda e terceira fase da digestão (estômago e intestino). Alecrim, gengibre, hortelã e orégano são digestivos e vão ajudar e eliminar o excesso de gases.

6. Escolha alimentos de qualidade

Alimentos de qualidade são os mais naturais possível, ou seja, evite os altamente processados, embutidos e muito pesados com frequência. Metade do seu prato deve ser composto de vegetais crus, cozidos ou assados, que vão ser digeridos mais facilmente do que se você comer alimentos ricos em sal, açúcar, gorduras trans e outros elementos que vão exigir mais do seu organismo.

Publicidade

7. Consulte um médico

Se você perceber que, mesmo adotando esses hábitos, ainda continua com sintomas de má digestão e problemas intestinais, o melhor a fazer é consultar um médico gastroenterologista, um nutrólogo ou nutricionista. Pode ser que o problema seja mais complexo, que você precise de suplementos e enzimas para melhorar, ou outro tratamento.

PODE GOSTAR TAMBÉM