tirar manchas difíceis de panelas
Crédito: Freepik
em

3 Dicas para tirar até as manchas mais difíceis de panelas e frigideiras

Os ingredientes dessas dicas incluem sal, detergente, bicarbonato e sabonete. Escolha o que tiver em casa e faça o teste

Publicidade

Tem certos tipos de manchas em panelas e frigideiras que dá vontade de jogar fora e nem tentar tirar. Mas, nenhuma mancha é impossível de remover. Você só precisa dos produtos certos e um pouco de paciência. Veja essas dicas.

1. Detergente e sal

Essa é uma receitinha para tirar mancha de gordura do fundo da panela de fritura. Depois de fazer uma fritura é comum que a parte de baixo da panela fique toda amarelada e grudenta, com uma camada de gordura que parece não sair com nada. Mas tente o seguinte.

Espalhe a quantidade de 1 colher de chá de detergente na parte da panela com gordura, sem molhar a panela. Depois, por cima do detergente, salpique uma camada sal de cozinha para cobrir. Por fim é só esfregar com a esponjinha seca e vai sair tudo, sem muito esforço. Só molhe a panela no final, para enxaguar.

Publicidade

2. Pastinha de bicarbonato

Além do sal, outro ingrediente mágico na cozinha, que vale a pena ter sempre por perto, é o bicarbonato de sódio. Faça essa pastinha para limpar as panelas e frigideiras queimadas ou manchadas depois de uma fritura.

Misture 2 partes de bicarbonato de sódio com 1 parte de álcool ou de detergente até formar uma pasta. Depois, esfregue a pasta na parte queimada da panela usando uma esponja. Enxague e seque bem a panela para evitar manchas de água.

3. Sabonete e palha de aço

Agora, aquela panela que está há meses sem arear, com aquela parte de baixo preta de tão manchada de fogo e gordura, vai precisar da boa e velha palha de aço. Se o detergente não resolver, use um sabonete de banho em barra. Faça da seguinte forma:

Publicidade

Acenda a boca do fogão e aproxime uma das partes sujas da panela para dar uma aquecida e amolecer a gordura. Desligue o fogão depois de alguns segundos. Com cuidado para não se queimar, passe um pouco do sabonete na parte que aqueceu e comece a esfregar com a palha de aço. Repita o procedimento até remover toda a sujeira e a sua panela ficar parecendo nova.

como matar ervas daninhas com herbicidas naturais

Aprenda a usar produtos que funcionam como herbicidas caseiros

menino convence pais a doarem imovel para abrigar mulheres

Menino convence família a doar sítio abandonado a projeto social