Fazer o descongelamento do freezer é uma tarefa importante para que ele continue funcionando como esperado, mantendo os alimentos bem conservados. Ter gelo em excesso no interior do freezer, na verdade, irá também limitar o espaço de armazenamento. Com isso, o resultado será alimentos impróprios para consumo e gasto de energia fora do comum.
Quando descongelar o freezer?
Em média, pode descongelar o seu freezer uma ou duas vezes por ano, conforme perceber que há necessidade. Você pode fazer um descongelamento no verão e outro no inverno, por exemplo. Contudo, para que a tarefa não se torne exaustiva, faça o descongelamento antes que a camada de gelo alcance os 5 milímetros e, no máximo, 1 centímetro. Veja o passo a passo.
Escolha um dia livre
O freezer vai descongelar sozinho, e a velocidade vai depender do clima. Quanto mais quente, mais rápido. Mesmo assim, pode levar horas. Por isso, separe metade de um dia em que for ficar em casa e puder estar monitorando o descongelamento até o final.
Esvazie e desligue o freezer
Coloque jornais ou panos grossos no piso
Assim que notar que o gelo está ficando frouxo, você pode usar uma espátula de plástico para ajudar no processo. Não use facas, nem instrumentos de metal. Vá removendo as placas de gelo e colocando dentro da pia para derreterem direto no ralo. Fique de olho e não deixe as crianças por perto.
Limpe e seque
Quando todo o gelo terminar de derreter é hora de limpar. Seque o chão, use um pano para limpar bem o freezer e remover os restos de comida que estavam congelados. Se houver peças removíveis, como gavetas e prateleiras, retire-as e lave-as na pia, com detergente e água. Depois de tudo limpinho, seque bem e coloque as peças no lugar.
Recoloque os alimentos e religue o freezer
Com tudo limpo e seco, coloque todos os alimentos de volta no freezer (aproveite para eliminar os que podem ter passado da validade), coloque o freezer de novo na tomada, feche a porta e pronto.
Veja também: 5 misturas caseiras para limpar a geladeira

