como organizar guarda-roupa
Crédito: Freepik

6 Dicas de ouro para organizar o guarda-roupa

Desapegue, separe, agrupe, reorganize. Tire uma tarde para cuidar das suas roupas e do seu bem-estar

Publicidade

Roupas demais, espaço de menos, falta de organização, excesso de indecisão. Esses são os principais problemas de quem não consegue manter o guarda-roupas arrumado. Como resultado, demora um tempão para encontrar as peças que deseja usar e fica acumulando peças que não usa há anos, além de estar com o quarto sempre bagunçado. Se for o seu caso, veja essas dicas e sinta-se muito mais livre na hora de trocar de roupas, calçados e acessórios.

1. Mantenha à mão as peças da estação

A primeira dica de organização do seu guarda-roupas é fazer uma reorganização em cada troca de estação. Faça uma boa limpeza e separação de peças quando estiver na primavera e outra quando estiver no outono.

Mantenha nas principais gavetas, prateleiras e cabides as roupas que vai usar mais naquela estação. As outras, totalmente opostas, mantenha mais no fundo ou mesmo em caixas bem fechadas, caso saiba que realmente não vai usar.

Você não precisa de shorts curtos e regatinhas finas no alto inverno, nem precisa de casacos de pelo no alto verão, certo? Essa é a lógica, que vai deixar tudo mais prático e rápido na hora de escolher o look.

Publicidade

2. Faça uma seleção do que não precisa mais

Se você está com o guarda-roupas muito cheio, com certeza tem várias peças que não usa há um bom tempo. Então, separe todas essas que já estão sem uso há pelo menos 2 anos e separe-as para doação.

Não vale a pena se apegar a uma roupa, mesmo que você ache bonita, quando tantas pessoas estão precisando se vestir. Assim, bastante espaço vai sobrar para deixar mais organizadas as roupas que você realmente usa.

3. Compre organizadores

Crédito: Andrea Sparacio

Se o seu guarda-roupas é pequeno, a dica é investir em organizadores, que podem ser caixas ou gaveteiros. Tem modelos que se encaixam dentro das portas do guarda-roupas, e assim fica muito mais fácil separar as peças por tipo, como calças, casacos, roupas de academia e roupas íntimas, por exemplo.

Outro tipo de item que ajuda muito é a arara, estilo daquelas que ficam na lojas com roupas penduradas em cabides. É ótimo para deixar as camisas e blusinhas sempre esticadas e bem mais visíveis na hora de escolher.

Publicidade

4. Lembre-se das paredes

Crédito: Jacqueline Marque

Se não tiver espaço para suas roupas, bolsas, calçados e acessórios porque o seu quarto é pequeno, lembre-se que pode usar toda a altura de uma ou duas paredes. Instale prateleiras e descubra que vai caber tudo ali mesmo, sem precisar usar outro cômodo da casa e sem precisar deixar seu pequeno guarda-roupas abarrotado de peças bagunçadas.

5. Invista em uma sapateira

Crédito: Kim Lucian

Se os seus sapatos ocupam boa parte do seu guarda-roupas, ou se ficam espalhados pelo chão do quarto, uma sapateira é a melhor solução. Não precisa gastar um dinheirão comprando um móvel para isso. Existem modelos de tecido para pendurar atrás da porta e também ideias de como fazer uma sapateira artesanal.

6. Tenha um cabideiro

O cabideiro é diferente da arara. Esse item é ótimo para você pendurar as roupas que estão em uso, como o seu pijama ou aquela blusinha que ainda está limpa e dá para usar no dia seguinte. Assim, você mantém a organização, sem deixar essas peças jogadas por cima dos móveis.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM