em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Seja uma costureira de mão cheia usando estes 9 truques!

Temos 9 truques de costura que farão de você uma costureira praticamente profissional! Com a ajuda do nosso artigo, os seus projetos ficarão mais bonitos e poupará tempo!

Costurar é uma técnica que muita gente aprende de forma autodidata. Contudo, é um processo contínuo, pois encontramos informação frequente que melhora a habilidade e a técnica. Veja aqui algumas dicas bem importantes que você vai gostar de saber, para melhorar a maneira como costura:

  1. Aplique bem os alfinetes

Nunca se esqueça de, antes de avançar, sempre alfinete o seu projeto! Por muito que tenha experiência e ache este passo desnecessário, não o salte. São tantas as ações do ato de costurar ao mesmo tempo – alinhamento de tecidos, estar a costurar bem, ter uma velocidade certa no pedal, ver a agulha a trabalhar, etc. Se você tiver os seus alfinetes bem presos é menos uma preocupação, não acha?

  1. Não poupe na linha

Não opte por linhas baratas. Elas vão acabar por criar problemas na sua máquina (no sistema de tensão, principalmente), o que vai gerar pontos falsos ou a linha vai embolar. Recomendamos que use a linha da marca Gütterman. Aconselhamos a que compre um rolo grande desta linha, numa cor neutra que pode aplicar em todos os seus projetos.

  1. Entretela: a sua aliada

Note que a entretela é um material que confere estabilidade, estrutura e peso. Existem dois gêneros de entretela: a colante e a não-colante. A colante é composta de cola em bolinhas, que ao passar no avesso do tecido adere. Depois de você descobrir a entretela colante, não vai querer mais nada. Apesar de ter de cortar, medir, coser e colar no tecido, vale a pena usar. Na verdade, existem variados tipos de entretela, seja em papel ou tecido, por exemplo. Contudo, não há nada melhor que ir à loja vê-las e pedir a opinião dos vendedores. Usar a entretela nos seus projetos vai dar-lhes um ar mais caro e profissional, sem a inconsistência e a moleza dos artigos que não a levam. Assim, o tecido fica direito e sem rugas.

  1. As vantagens do pesponto

Lembra-se de projetos em que você fez a costura de alguma coisa que necessitava ser desviada para a direita e, no fim, resulta num buraco de alguns centímetros localizado numa das laterais que é preciso fechar? Você pode encontrar diversos tutoriais que ensinam como fechar esses buracos. Por vezes, por muito que tente nem sempre consegue fazer o ponto escondido (costura invisível), não é verdade? Nestes casos, pode optar por dar um pesponto. É claro que vai demorar mais tempo e, em certos projetos, pode não querer fazê-lo, contudo, tente!

  1. Crie de raiz os seus moldes

Se você encontra tutoriais daqueles projetos que você vai querer mesmo repetir variadas vezes, vale a pena cortar em papelão os moldes. Assim, já estão feitos na próxima vez que quiser realizar esse projeto. A nossa dica é que organize os seus moldes com o nome do projeto e o tamanho deles.

  1. Passe e vaporize os seus projetos

Não considere o passo dos tutoriais que indica para usar o ferro de passar apenas uma recomendação! Esse é um tremendo erro! Não fique achando que, ao comprar um ferro de passar, vai gastar a sua grana à toa – ele nem é assim caro. Além disso, não vai levar assim tanto tempo a passar e a vaporizar os seus projetos. Você verá que os seus trabalhos ficarão mais profissionais, bonitos e apelativos.

  1. Pedale sem pressa e de maneira contínua

Sempre que estiver costurando na máquina, garanta que aplica pressão no pedal através de um movimento controlado. Não faça pisadas fortes ou rápidas, sobretudo se estiver começado na costura. Isso só irá dificultar e atrasar o seu projeto. Mais, garanta que a agulha está na posição baixa, no momento em que inicia a costura. Depois, coloque levemente o pé no pedal. Ganhando o ritmo certo, memorize-o para usá-lo sempre que estiver na máquina de costura trabalhando. Com o hábito, esse movimento acaba por ser natural. Tal e qual como dirigir.

  1. Corte excessos e cantos

Caso o seu projeto implique desvirar a peça do avesso no fim, veja se cortou devidamente os cantos antes de colocar no lado correto. Assim, será mais fácil no momento de pressionar para aparar os cantos, visto que não terão demasiado tecido na parte de dentro. Não se esqueça, igualmente, de desbastar o tecido em demasia nos lados.

  1. Adquira uma régua, um cortador circular e uma base de corte

Estes instrumentos conseguem facilitar muito a tarefa de cortar o tecido. Assim, poderá ter linhas direitas e cortar mais do que uma camada de tecido, simultaneamente. Se tiver de cortar tecidos diversos, mas em pedaços de dimensão igual, comece por tirar a medida do primeiro pedaço. Depois, em vez de medir as peças uma a uma, opte por passar o primeiro pedaço e ponha em cima dos outros tecidos. Entretanto, na borda vai fazer o alinhamento da régua e cortar à volta do primeiro pedaço de tecido. Assim, economiza tempo, pois em vez de medir todos os pedaços vai usar só um. No entanto, certifique-se que ele está bem medido e bem cortado.

Estas dicas vão torná-la numa costureira excepcional, fazendo-a poupar tempo e garantindo a qualidade dos seus projetos. Siga estes truques e partilhe conosco os seus projetos melhorados!

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Tem cabelo branco? Use água de batata e deixará de por tintura!
Sofre de rinite e sinusite? Saiba que a solução está em cloreto de magnésio!