desmoldante caseiro como fazer
Crédito: Freepik
em

Desmoldante caseiro: dicas úteis para desenformar bolos sem quebrar

Como é que você costuma preparar a forma do bolo antes de colocar a massa dentro? É aí que mora o segredo

Quando se fala em desmoldante caseiro quer dizer as técnicas que fazem o seu bolo ser desenformado sem quebrar ou esfarelar. Pode ser que você já conheça essas dicas, pois são parte do dia a dia de quem faz qualquer tipo de bolo. Mas saiba que nem todo mundo conhece o básico. Então, tem sempre algo novo para aprender. Veja só.

Como fazer desmoldante caseiro para bolos

Aprenda a fazer o desmoldante caseiro tradicional, em duas etapas, e uma versão mais prática para quem é apressado e gosta de agilidade na cozinha.

Desmoldante caseiro tradicional

O método tradicional usado para desenformar bolos desde os tempos da vovó é untando e enfarinhando a forma. Você unta com algum ingrediente gorduroso, como manteiga, margarina ou óleo. Depois, polvilha algum ingrediente em pó, como farinha de trigo, outro tipo de farinha, açúcar ou achocolatado, no caso dos bolos de chocolate. A massa é colocada na forma só depois desse processo de untar e polvilhar, e aí sim pode ir ao forno.

Para fazer isso, aplique uma camada fina do ingrediente gorduroso por toda a parte interna da forma, com a ajuda de um papel-toalha, papel-manteiga ou pincel culinário de silicone. Espalhe muito bem.

Em seguida, polvilhe o ingrediente em pó do seu gosto, colocando um pouco dele dentro da forma com uma colher de sopa. Pegue a forma e vá virando e batendo, de modo que o ingrediente fique grudado na gordura. Se precisar, coloque mais um pouco. Quando toda a parte interna da forma estiver preenchida com o ingrediente em pó, descarte o excesso, se sobrar.

Coloque a massa dentro da forma e leve para assar. Antes de desenformar, verifique na receita se precisa esperar que o bolo esfrie. Geralmente precisa, pois se desenformar ainda quente a massa vai estar maleável e poderá quebrar, mesmo não grudando na forma.

Receita prática

Se você é o tipo de pessoa que coloca a praticidade acima de tudo, vai preferir essa opção, que é uma misturinha de trigo, margarina e óleo.

Você só precisa misturar em uma tigelinha, partes iguais de farinha de trigo, margarina e óleo. Por exemplo, 1 colher de sopa de cada é o bastante para untar 3 formas redondas com furo central. Misture bem os ingredientes até obter uma massinha amareladinha.

Depois é só usar um pincel culinário de silicone para aplicar a mistura do desmoldante caseiro em toda a parte interna da sua forma.

Se sobrar, pode tampar a tigelinha e guardar em temperatura ambiente, longe da luz do sol, por até 15 dias. Se preferir, pode guardar na geladeira por até 1 mês, mas nesse caso deve retirar da geladeira antes de aplicar na forma para que a mistura amoleça.

Nessa receitinha de desmoldante caseiro não pode substituir a margarina por manteiga, pois o efeito desmoldante funciona por causa da gordura vegetal. Se quiser, pode substituir por outro tipo de gordura vegetal.

Veja também: receitas divinas de bolo de pamonha para o café 

Moradora de rua canta ópera no metrô e viraliza

Moradora de rua canta ópera no metrô e viraliza

cabelo de maísa

Maísa faz lindo corte de cabelo para reativar cachos na transição capilar