como desencardir meias
Crédito: Freepik
em

9 Receitas e dicas para desencardir meias

Com essas dicas você vai ter meias branquinhas sem ter que esfregar por horas

Se você é daquelas pessoas que gosta de pegar suas meias branquinhas e cheirosas na gaveta, esse artigo é essencial. Certamente você não tem tanto tempo sobrando ou vai preferir usar em coisas melhores do que esfregar meias. Então, veja essas dicas e receitas que vão tirar até as sujeiras mais antigas, deixando suas meias branquinhas.

1. Quare as meias

Se você nunca ouviu falar nesse termo, saiba que é bem simples e funciona muito bem. Basta você pegar suas meias, colocar de molho em um pouco de água e sabão (preferencialmente de coco) e deixar a bacia tomando sol por pelo menos uma hora. Quando você for lavar, elas vão estar limpinhas e fáceis de remover qualquer manchinha.

2. Use água oxigenada

Para as sujeiras mais pesadas, é uma boa ideia tentar a água oxigenada. Para isso, ferva 2 litros de água, adicione 50 ml de água oxigenada 30 vol. e coloque as meias, mexendo com um cabo de vassoura ou colher de pau de uso específico para roupas. Depois de uma hora, é só lavar normalmente.

3. Abuse do vinagre

Perfeito para meias brancas com detalhes coloridos, o vinagre de álcool clareia o branco, firma a cor e ainda elimina os germes (tchau, chulé!). Use uma colher de vinagre para cada litro de água quente, deixe de molho por 30 minutinhos e pode jogar na máquina. Aproveite para usar o produto também como amaciante!

4. Pense sobre o alvejante com e sem cloro

Você encontra facilmente no mercado diversas marcas de alvejante com cloro (água sanitária) e sem cloro (Vanish). Eles ajudam a eliminar as manchas e clarear, mas agridem muito a pele e a fibra do tecido. Veja se compensa, ok?

5. Faça uma pasta de bicarbonato e vinagre

Essa pastinha é poderosa até mesmo para tirar mancha de mofo das roupas e é perfeita para meias que parecem terem vindo de um safari. Misture uma colher de sopa de bicarbonato com algumas gotinhas de vinagre, até formar uma pasta. Espalhe na meia úmida e deixe por 1 hora. Depois é só lavar normalmente, inclusive na máquina.

6. Misture sabão de coco, bicarbonato e limão

Mais elaborada, essa receita é tiro e queda para deixar suas meias perfeitas. Basta ferver 5 litros de água, dissolver meia barra ralada de sabão de coco nela e adicionar o sumo de um limão e 1 colher de bicarbonato de sódio. Coloque as meias com a água ainda quente e deixe de molho por 3 horas. Depois, basta dar uma esfregadinha leve e por na máquina.

7. Lave o mais breve possível

Quanto mais tempo a meia suja ficar esperando no cesto, mais encardida vai ficar. Então, se não quiser ter muito trabalho, lava logo e fica livre do problema. Ensine as crianças a lavarem as próprias meias, elas vão se divertir e produtinhos como o vinagre não vão fazer mal.

8. Evite esfregar com força

Se você esfregar as meias com muita força ou passar no tanque, vai danificar o tecido. Além disso, acaba partindo as fibras elásticas nele, fazendo com que ela comece a se deformar. Use as técnicas acima e lave delicadamente em seguida.

9. Faça o pós-lavagem correto

Assim que terminar de lavar, dê uma torcida leve (caso não tenha sido na máquina). Em seguida, sacuda bem e coloque para secar pela ponta (onde ficam os dedos). Assim que estiverem secas, tire e guarde fazendo rolinhos sem apertar, para que não deformem. Se quiser, coloque um sachê com aroma na gaveta e pronto! Você vai ter meias super limpas, branquinhas e cheirosas para usar.

farofa de natal como fazer

Farofa de Natal: 9 receitas fáceis e deliciosas para sua ceia

Novo desafio da internet para perder barriga funciona mesmo

Novo desafio da internet para perder barriga funciona mesmo?