Descarga vazando
Crédito: Freepik
em

Descarga vazando: possíveis causas e como resolver

Não deixe sua descarga vazando por dias, pois isso representa um grande desperdício de água e de dinheiro

Publicidade

Quando se fala em descarga vazando, o vazamento pode ser para dentro do vaso, dentro da própria descarga ou da descarga direto para o chão. Em todos os casos, a maior preocupação é com o gasto excessivo de água durante o vazamento. Mesmo que seja um fiozinho de água escorrendo o dia inteiro, já aumenta bastante a conta no fim do mês. Então, descubra qual é o problema da sua descarga vazando e o que fazer para resolver.

Descarga vazando para o chão

Se tem água vazando de dentro da descarga para o chão, pode contar que tem uma peça frouxa ou algum dano na caixa da descarga. Podem ser peças gastas que precisam ser trocadas, podem ser parafusos frouxos ou alguma rachadura.

Faça uma vistoria detalhada na sua descarga e encontre a peça que precisa de conserto. Se não puder fazer por conta própria, chame um encanador da sua confiança para garantir um bom resultado.

Descarga vazando para dentro do vaso

Sabe quando você dá a descarga e o som de água caindo na caixa nunca para? É como se a descarga fosse encher até transbordar a caixa. Geralmente, isso acontece porque há um defeito na vedação ou no ajuste da corrente/corda utilizada para acionar o sistema.

Publicidade

Você terá que abrir a tampa da caixa da descarga e observar as peças. Para isso, é importante ter algum conhecimento de hidráulica. Se não tiver, é melhor chamar um técnico.

Primeiro, veja se a corda de acionamento ou corrente (no caso da descarga acoplada) não está curta demais ou agarrando em algum lugar. Tente acompanhar o mecanismo para identificar o problema e conseguir fazer a descarga funcionar.

Se não encontrar o problema, verifique se a boia não está muito para cima ou muito para baixo do nível de água (com a descarga cheia). Esse é um ajuste fácil que pode ser feito com as mãos, sem usar ferramentas.

Publicidade

Por fim, talvez a causa esteja na vedação. Retire a válvula de vedação e verifique se há quebrados ou corrosões, pois isso significa que é hora de trocá-la por uma nova.

Veja, nesse vídeo do canal Toni Horta em Apartamento, como é que são as peças dentro de uma caixa acoplada de descarga para entender como funciona o sistema e quais peças podem ser as culpadas pelo vazamento:

Publicidade

Descarga não para de encher a caixa acoplada

Nesse caso, é possível que o problema esteja no tampão da caixa. Essa peça abre e fecha toda vez que a descarga é acionada, levando a água para dentro da bacia. Mas, quando já está desgastada, é hora de trocar por uma nova. Observe seu funcionamento e descubra se o problema está nessa peça, o que é o mais provável.

Veja também: Água do vaso descendo devagar: o que pode ser?

Banho quente

Banho quente é bom para quem tem rinite e sinusite?

Pode tomar vacina da Covid gripado

Pode tomar vacina da Covid gripado?