O que aconteceria com a Terra se todo o gelo derretesse?

Se você ainda não tinha pensado sobre isso, é hora de pensar. Veja como o nosso Planeta ficaria se todas as geleiras descongelassem.

Publicidade

O aquecimento global é um assunto muito sério, mas que ainda precisa de mais divulgação para que as pessoas compreendam sua seriedade e comecem a agir para reduzi-lo. Do contrário, um dos efeitos colaterais mais sérios será o derretimento das geleiras por todo o Planeta.

Esse derretimento colocaria a vida em risco, já que aumentaria o nível do mar, fazendo com que muitas civilizações e espécies inteiras da fauna e da flora simplesmente desaparecessem embaixo d´água.

Esse derretimento não aconteceria de uma hora para a outra. De acordo com dados científicos, todos os 5 milhões de quilômetros cúbicos de gelo que existem hoje na Terra, demorariam cerca de 5 mil anos para derreter completamente.

O perigo dessa informação é que muitas pessoas acreditam que não é de sua responsabilidade cuidar do Planeta agora para evitar os danos futuros. Mas se estamos aqui hoje é porque o estilo de vida dos nossos antepassados permitiu. Veja o que aconteceria com cada continente se deixássemos todo o gelo da Terra derreter.

Publicidade

América do Sul

Os trechos de terra nas montanhas sobreviveriam, mas Buenos Aires, boa parte do Paraguai e o Litoral do Uruguai desapareceriam com a união da Bacia Amazônica e da Bacia do rio Paraguai ao oceano Atlântico.

América do Norte

Na Califórnia, as montanhas de São Francisco virariam ilhas e o Vale Central se tornaria uma baía gigante. A Costa do Golfo, a Flórida e a costa atlântica despareceriam. O Golfo da Califórnia se estenderia para o norte.

África

Este seria o continente menos afetado pela elevação do nível do mar, porém, sofreria com o aumento da temperatura, que tornaria o local inabitável. Ainda assim, haveria grandes inundações no Cairo, no Egito e em Alexandria causadas pelo Mediterrâneo.

Ásia

Haveria grandes inundações e extinção humana na China, Bangladesh e grande parte costeira da Índia. As montanhas Cardamom do Camboja virariam uma ilha.

Publicidade

Europa

O mar Negro e o mar Cáspio seriam aumentados, Londres desapareceria do mapa, assim como Veneza, que seria engolida pelo mar Adriático. Haveria grande deslocamento dos países baixos e de boa parte da Dinamarca.

Austrália

Haveria a perda de quase toda a faixa costeira atual e um novo mar se formaria no interior do continente.

Antártica Oriental

É onde fica quase todo o gelo da Terra atualmente. Apesar de ter resistido a períodos de calor elevado, não sobreviverá aos efeitos de longo prazo do aquecimento global.

Publicidade

Antártica Ocidental

O oceano aquecido está derretendo a camada de gelo flutuante de baixo para cima. Desde 1992 já se foram 65 milhões de toneladas de gelo por ano.

Portanto, além das imensuráveis inundações que causariam o desaparecimento e o deslocamento de boa parte das terras de cada continente, o que sobrasse teria muita dificuldade de manter a vida devido às altas temperaturas.

Parece que tudo isso está realmente muito longe de acontecer, mas a verdade é que já está acontecendo, e de forma mais acelerada porque os humanos estão poluindo o Planeta mais do que nunca. Precisamos nos conscientizar e aderir às práticas sustentáveis imediatamente.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM