Dentes com cores anormais
Crédito: Freepik
em

Dentes com cores anormais: o que pode ser?

Ter dentes amarelados não é anormal, e nem sempre tem como clarear de forma rápida, simples e barata

Publicidade

Sabia que não existem dentes naturais totalmente brancos? Mesmo as pessoas que têm dentes bem clarinhos, e nunca fizeram clareamento, possuem uma tonalidade acinzentada. Mas, os dentistas consideram que dentes saudáveis podem ter as seguintes colorações:

  • A – marrom avermelhado
  • B – amarelo avermelhado
  • C – acinzentado
  • D – cinza avermelhado

Ou seja, não é porque uma pessoa tem dentes mais escurecidos que ela não cuida bem ou tem algum problema de saúde bucal. Quando o dentista avalia que os dentes estão saudáveis, essas cores mencionadas acima são normais.

Por outro lado, existem vários fatores que fazem os dentes mudarem de cor, e muitas vezes pode sim representar algum problema na saúde bucal.

Então, veja agora o que pode fazer os dentes ficarem mais escurecidos ou manchados, e quando precisam de um tratamento odontológico para ver se é possível corrigir.

Publicidade

O que faz os dentes mudarem de cor?

O que confere cor ao dente é uma camada chamada dentina. Muitas pessoas pensam que é o esmalte, mas esse é transparente. Outra coisa interessante para saber é que um mesmo dente pode apresentar colorações diferentes.

De modo geral, o dente é mais claro na ponta, onde a concentração de esmalte é maior (mesmo que ele seja transparente), e mais escuro na parte perto da gengiva, onde tem mais dentina.

Agora você já sabe que os dentes não precisam ser brancos para serem saudáveis, e que um mesmo dente pode ter variação de tonalidades. Então, veja a seguir quais são outros fatores que podem fazer a cor dos dentes mudarem.

Publicidade

Idade

É natural que o envelhecimento faça os dentes ficarem mais amarelados, mesmo em pessoas que mantêm uma boa higiene bucal e cuidam com o que comem, evitando alimentos que mancham os dentes. Esse amarelamento acontece porque a dentina é exposta a diferentes temperaturas e alimentos ao longo dos anos, não tem como evitar.

Alimentos pigmentados

Se você consumir muitos alimentos pigmentados com frequência, seus dentes vão escurecer ou amarelar mais rapidamente. Esses alimentos são, por exemplo:

  • Açaí
  • Beterraba
  • Café
  • Chá-mate
  • Ketchup
  • Molho de soja
  • Molho de tomate industrializado
  • Refrigerantes à base de cola
  • Suco de uva
  • Vinho tinto
  • Cigarro

Você já deve ter notado que os fumantes têm dentes mais amarelados. Quem fuma muito, há muitos anos, tem os dentes bem amarelos. O responsável por isso é o tabaco.

Publicidade

Medicamentos

Alguns tipos de medicamentos também afetam a coloração dos dentes, como por exemplo o antibiótico tetraciclina, mesmo quando é usado na infância pode comprometer a cor dos dentes na fase adulta, deixando-os amarelados.

Má higienização dos dentes

É claro que a má higienização dos dentes também afeta sua coloração, pois quando os dentes são mal escovados, formam-se as placas bacterianas e o tártaro que modificam a cor dos dentes. Não usar fio dental pode deixar os dentes mais escurecidos na parte superior perto da gengiva.

Excesso de flúor

Esse é um problema que acontece mais com as crianças que estão aprendendo a escovar os dentes, mas não sabem cuspir direito. Se elas ingerem muito flúor, podem ficar com manchas esbranquiçadas nos dentes para sempre.

Publicidade

Erosão dentária

Esse problema pode acontecer com pessoas que têm refluxo, comem alimentos muito ácidos ou têm bruxismo. O esmalte do dente sofre um desgaste acelerado, modificando sua coloração.

Além disso, quem fez tratamento de canal ou sofreu algum trauma nos dentes, também pode ter sua coloração alterada.

O clareamento sempre deixa os dentes brancos?

Não, isso é um mito. Quando você vai ao dentista para fazer um clareamento dental, com a intenção de ficar com os dentes brancos, saiba que nem sempre é possível. O dentista vai avaliar seus dentes e dizer qual é a coloração mais clara que ele pode atingir com o tratamento, de acordo com a cor natural do seu dente.

Publicidade

Como clarear os dentes?

Bem, como viu, os dentes podem ser naturalmente mais amarelados ou amarronzados, e nem por isso têm um problema. Nesse caso, para clarear, precisa ir ao dentista fazer uma avaliação e ver se é possível deixar os dentes mais claros com o clareamento. Algumas vezes, apenas uma limpeza profissional já ajuda bastante.

A terceira alternativa, que é mais cara e complexa, é a colocação de facetas ou lentes de contato. Esse é um procedimento irreversível, pois os dentes são lixados para ficarem bem pequenos e receberem a lente que é colada por cima, na cor que o paciente desejar.

Existe, ainda, o implante dentário que só é recomendado quando o paciente precisa remover ou já removeu alguns (ou todos) os dentes. Aí sim é possível escolher a cor de cada implante que será parafusado na gengiva, mas que não é um dente natural.

Publicidade
Sinais de psicopatia na infância

Sinais de psicopatia na infância: crianças que nascem más podem ser controladas

Problemas psicológicos em crianças

Problemas psicológicos em crianças: sintomas e como ajudar