sintomas da Deficiência de potássio
Crédito: Freepik

Deficiência de potássio: conheça os 7 principais sintomas

Conheça alguns sinais que seu corpo dá que podem estar associados a essa falta de nutrientes

Publicidade

Sabia que a deficiência de potássio dá sinais claros, muitas vezes ignorados? O potássio é um mineral essencial para que seu corpo funcione como deveria. Isso porque ele ajuda na saúde dos músculos, ossos, sistemas nervoso e também circulatório.

Além disso, aumenta a imunidade e regula o metabolismo, devendo estar presente na alimentação diária. Porém, nem sempre as pessoas investem em alimentos ricos em potássio, por isso podem sofrer a deficiência. Veja quais são os principais sinais.

Sintomas de deficiência de potássio

Certamente há quem não faça ideia de que está sofrendo com o problema, apesar dos claros sinais. Entre eles, estão alguns mais comuns:

  • Palpitações: tanto a arritmia cardíaca quanto as palpitações e desmaios podem ser causados pela falta do mineral;
  • Náuseas: se a pessoa sofre constantemente com náuseas, pode ser um sinal;
  • Fraqueza muscular e cãibras: dores musculares, tanto intensas quanto súbitas, podem ser sintomas;
  • Fadiga: além de sofrer com um cansaço constante, a pessoa passa a não ter ânimo para nada;
  • Hipertensão: o potássio ajuda a controlar a pressão arterial, porém sua falta pode levar ao aumento da mesma;
  • Dormência e formigamento: os nervos precisam do potássio para funcionarem corretamente, então a sua falta leva à dormência e ao formigamento;
  • Prisão de ventre: todo o seu sistema gastrointestinal sofre com a deficiência de potássio, levando também a gases e inchaço.

Quais as causas

Além da alimentação pobre no nutriente, existem outros fatores que também podem causar sua redução. De acordo com o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), a falta de outros minerais também podem reduzir as quantidades de magnésio no organismo. Por isso é tão importante investir numa alimentação saudável de forma geral.

Publicidade

Além disso, também algumas doenças como a Síndrome de Bartter, Síndrome de Cushing,
Síndrome de Fanconi e Síndrome de Liddle podem ser a causa. O uso de medicamentos como antibióticos, laxantes e diuréticos também eliminam parte do mineral.

Como resolver

Primeiro de tudo, é fundamental procurar um médico de confiança e fazer os exames necessários. Isso porque ele irá avaliar se há necessidade de suplementação ou talvez somente uma melhor alimentação. O Cetem define que o potássio pode ser encontrado também em alguns alimentos comuns do dia a dia. Veja quais são os principais:

  • Manga palmer, tomate, damasco, cereja, ameixa, banana, romã, mamão papaia, goiaba vermelha, melancia, abacate e pera;
  • Espinafre, chicória, repolho roxo e agrião;
  • Milho, mandioquinha, ervilha, lentilha, sementes de girassol e amêndoas;
  • Sal rosa do Himalaia, farinha de soja e aveia em flocos;
  • Peixes, como atum e salmão.

Agora você já conhece os sintomas da deficiência de potássio. Então, pode marcar sua consulta com consciência da necessidade dos exames. Ou seja, não ignore os sinais que seu corpo manda e vá se cuidar direitinho, garantindo assim muitos anos de saúde.

PODE GOSTAR TAMBÉM