decorar com flores secas
Crédito: Freepik
em

Como decorar a casa (e eventos!) com arranjos de flores secas

Aprenda a fazer a secagem das flores e folhas e use a criatividade para criar os seus arranjos

Nem toda decoração com plantas precisa ser igual. Se você cultiva plantas, pode aproveitar o período do final da floração para recolher as folhas e flores secas e usá-las para fazer lindos arranjos decorativos.

Se não cultiva, pode recolher as folhas e flores de plantas que estiverem nos espaços públicos ou pedir a pessoas conhecidas que cultivem.

E se não quiser esperar até o final da floração, pode comprar flores frescas, já cortadas, e fazer o processo de secagem artificial. Esses arranjos têm a vantagem de durar bastante tempo, e você pode criar diversos modelos com materiais simples e recicláveis.

Como secar flores e folhagens

Uma das técnicas mais simples para secar suas folhas e flores é colocando o caule delas dentro de um vaso ou balde com água e deixar lá até que a folha ou flor envelheça e seque. Vá trocando a água de vez em quando.

Assim que a planta envelhecer e secar, transfira para um recipiente seco, sem nada, para que ela perca a água (por evaporação) que estava absorvendo do outro recipiente. Quando estiver totalmente seca, já pode usar. Esse processo pode levar algumas semanas, então precisa ter um pouco de paciência.

Outra forma, que também é muito simples, é pegar as flores ou folhas desejadas, ainda frescas e hidratadas mesmo, amarrar os caules delas com um barbante e pendurar esse pequeno buquê de cabeça para baixo em um local ventilado para não mofar. Deixe lá até que estejam desidratadas. Pronto.

Ideias de arranjos de flores secas

Nem todo tipo de flor e folha vai desidratar de um jeito bonito. Algumas flores perdem as pétalas e não dá certo. Então, a dica é você ir pegando todas que encontrar e fazer o teste, deixando-as secar num canto ventilado da sua casa. Depois é só reunir vasinhos e montar os seus arranjos. Veja algumas ideias simples e lindas nesse vídeo abaixo:

Ideias de decoração com flores e folhas secas

Agora que você já conhece o processo de secagem e já viu algumas formas simples de montar arranjos, encante-se com essas lindas ideias de decoração usando as flores e folhas desidratadas:

Penduradas sobre uma mesa de jantar, secas ou durante o processo de secagem

Colocadas em uma moldura

Cabide decorado

Um arranjo de teto que pode ser um lustre

Quadros diferentes

Decoração rústica para o balcão da área de churrasco

Um quadro artesanal, minimalista, romântico e moderno

As folhas de samambaia criam um volume lindo

Arranjos de folhas secas ficam perfeitos decorando uma parede de tijolinhos

Crédito das imagens: Tua Casa

silvia abravanel cai de cavalo

Silvia Abravanel caiu de cavalo e está sem andar há 5 meses

ideias e truques para fazer uma decoração alegre

Objetos e soluções que deixam a decoração da casa mais alegre