Dar brilho às folhas das plantas
Crédito: Freepik
em

Dar brilho às folhas das plantas: veja para que serve e como fazer do jeito certo

Cuidado com os truques que você vê por aí, pois ao invés de ajudar, podem piorar a saúde da planta

Sabia que as suas plantas respiram melhor quando as folhas estão limpas? Principalmente as folhas grandes acumulam bastante poeira no dia a dia. Então, você pode limpá-las para deixar a aparência mais brilhante e para ajudá-las a fazer a fotossíntese, que é o processo de alimentação delas. Veja como fazer isso.

Benefícios de limpar as folhas das plantas

Se você não deixa os móveis da sua casa ficarem com uma grossa camada de poeira, não faz sentido deixar que as plantas fiquem assim. Se você começar a limpá-las, verá a diferença através desses benefícios:

  • A casa vai ter um aspecto mais limpo do que já tem;
  • As plantas vão ficar mais saudáveis e bonitas;
  • As folhas vão ficar mais brilhantes;
  • É um cuidado extra para evitar pragas nas plantas.

Limpeza e brilho com água corrente

Para fazer a limpeza de plantas com folhas maiores e mais firmes, espere pelo dia de regá-las, pois assim você já vai regar e fazer a limpeza, tudo junto.

Você pode levar a planta do lado de fora da casa (ou na sacada) e colocar uma pressão média na mangueira para dar um banho rápido nas folhas.

Se não tiver mangueira ou uma área externa, pode fazer isso com o chuveirinho do chuveiro, com água fria, ou embaixo da torneira da pia. Cuidado para que a água não bata com força sobre as folhas.

Limpeza e brilho com pano ou algodão

Plantas menores e mais delicadas podem não suportar o “peso” da água corrente. Então, o ideal é você umedecer um paninho limpo e macio ou uma bolinha de algodão e passar sobre cada uma das folhas empoeiradas.

Não precisa esfregar nem passar muitas vezes. É só para remover a poeira mesmo. Se você fizer essa limpeza com certa frequência, nunca terá muita poeira para limpar.

Limpeza e brilho com detergente

Não é necessário usar o detergente para a limpeza das folhas. Apenas água em temperatura ambiente basta. Mas, se quiser, você pode misturar uma gotinha de detergente neutro na água em que for molhar o pano ou o algodão.

Embora desnecessário, o detergente vai ajudar na limpeza das folhas mais sujas e vai contribuir com um toque extra de brilho.

Limpeza a seco

A limpeza a seco é melhor para as folhas das suculentas, por exemplo, que já possuem muita água em seu interior. Também para as plantas que têm folhas e flores muito delicadas.

Então, você pode limpar as folhas apenas usando um paninho seco e bem macio ou um pincel macio, limpo e seco para espanar a poeira. Não vai dar o mesmo brilho de quando você passa água, mas só por estarem limpas, vão brilhar mais.

Pode usar brilha-folha ou óleo vegetal para dar brilho?

Se você já viu a dica de usar um pouquinho de óleo vegetal ou o produto chamado “brilha-folha” (que também tem óleo) para deixar as folhas das plantas mais brilhantes, saiba que não é a melhor escolha.

Quando você passa óleo na planta, pequenas partículas podem ficar concentradas dentro dos estômatos, que são como poros das folhas por onde entra e sai ar. Ou seja, o óleo vai entupir os poros da planta e dificultar a respiração dela, podendo até matá-la.

Inclusive, esse cuidado se estende para o uso da maionese nas plantas. Existem receitas na internet que recomendam passar maionese nas folhas da planta e depois limpar com um pano.

Mas, a maionese vai deixar uma camada de gordura que, além de entupir os poros da planta, vai fazer a poeira grudar mais rápido e em maior quantidade.

Plástico-filme na barriga funciona

Plástico-filme na barriga para eliminar gordura: será que funciona?

atitudes que fazem o relacionamento não dar certo

5 Atitudes que fazem o relacionamento não dar certo