em

8 Receitas de cuscuz doce com tapioca

Os principais ingredientes do cuscuz doce são tapioca, leite condensado e coco ralado, além de açúcar.
cuscuz doce - tudo sobre tapioca
Crédito: Tudo Sobre Tapioca

O cuscuz é um prato de origem africana, mais especificamente da região Norte, que chegou ao Brasil através da colonização portuguesa. Tradicionalmente, é feito de sêmola de cerais amassada à mão com água, cozida à vapor e servida com molho, mas por aqui ele ganhou novos formatos, inclusive de cuscuz doce.

Parece estranho à primeira vista, mas o sabor pode surpreender. Afinal, fica difícil resistir a receitas que levam leite condensado, açúcar e coco.

8 Receitas de cuscuz doce

Basicamente, a tapioca substitui a farinha de milho no cuscuz doce, e as receitas vão desde o tradicional até aquelas cheias de aditivos deliciosos. Veja as melhores opções.

1. Cuscuz doce de tapioca

cuscuz de tapioca tradicional - paladar estadão
Crédito: Paladar Estadão

Talvez o cuscuz de tapioca seja mais fácil de fazer do que o cuscuz tradicional, pois basta hidratar o ingrediente principal com leite quente, misturar com o açúcar e o coco e pronto! Uma opção refrescante, que vai bem nos dias de verão e deve ser servida com leite condensado.

2. Cuscuz de tapioca com melado de cana

cuscuz de tapioca com melado - fica, vai ter sobremesa
Crédito: Fica, vai ter sobremesa!

Tem gente que fala melado de cana, enquanto outros dizem melaço. Independente do nome, esse ingrediente faz um bem danado para a saúde, pois é rico em ferro, cálcio, potássio, magnésio e cobre. Bem mais saudável que o leite condensado!

3. Cuscuz doce diet

cuscuz de tapioca diet - blog da mimis
Crédito: Blog da Mimis

Quem está de dieta ou deve moderar a ingestão de açúcar também tem direito a um docinho. Essa receita leva leite de arroz e de coco no lugar no leite integral e adoçante ao invés do açúcar tradicional.

4. Cuscuz doce fit e sem lactose

cuscuz de tapioca com calda de 4 leites - divulgação - o liberal
Crédito: Cybercook/Debye Aparecida

A tapioca, por si só, já é um ingrediente muito utilizado no universo fitness e por quem faz dietas com frequência. Nessa receita a adaptação é feita com leite vegetal e stevia ou açúcar de coco.

5. Cuscuz de tapioca com coco queimado

cuscuz de tapioca com coco queimado - denise icfkd
Crédito: Denise Icfkd

O coco queimado divide opiniões, já que seu sabor sobressai em qualquer receita. No cuscuz de tapioca ele dá um toque interessante e deixa o doce menos enjoativo, principalmente para quem prefere doces menos açucarados.

6. Cuscuz de tapioca baiano

cuscuz de tapioca baiano - dicas caseiras
Crédito: Dicas Caseiras

Vamos falar de tradição! Essa receita, preparada com bastante água e coco ralado e pouco leite, é bastante comum na Bahia e vendida em tabuleiros pelas baianas. Vale a pena experimentar.

7. Cuscuz de tapioca com queijo coalho e melado

cuscuz de tapioca com queijo coalho - nova safra
Crédito: Nova Safra

Doce com salgado é uma combinação perfeita, e essa receita une o melhor dos dois mundos em forma de aperitivo. O melado de cana dá o toque final!

8. Cuscuz com calda de quatro leites

cuscuz de tapioca com calda de 4 leites - divulgação - o liberal
Crédito: O Liberal

Mais cremoso e molhadinho, impossível! O preparo inclui leite integral, leite condensado e leite de coco e a calda de quatro leites inclui leite condensado, leite de coco, leite em pó e creme de leite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

calmantes naturais
8 Calmantes naturais para te ajudar com o nervosismo
minancora
Para que serve e como usar Minancora?