em

10 curiosidades sobre os quadrinhos da Turma da Mônica

Será que você já tinha reparado nestes detalhes? Confira.

A Turma da Mônica faz parte dos passatempos das crianças desde a década de 60, quando começou a ganhar a forma dos gibis que vemos atualmente.

Nestes muitos anos de evolução, o criador dos personagens, Maurício de Sousa, fez muitas modificações, adaptações e também deixou passar pequenos detalhes nos quadrinhos que talvez você nunca tenha reparado. Listamos 10 curiosidades abaixo:

1. Cebolinha é o único personagem principal do bairro do Limoeiro que usa sapatos

De acordo com Maurício de Sousa, a razão é que quando o Cebolinha foi criado ainda dava tempo de pensar nos detalhes dos desenhos. Como não tinha uma equipe para trabalhar como tem hoje, era mais prático deixar os outros sem sapatos, então quando o Cebolinha aparece descalço, ele tem dedos.

2. Mesmo descalços, a Mônica, o Cascão e Magali não têm dedos dos pés, mas o Chico Bento sim

A lógica é que desenhar os dedos dos pés do Chico deixa mais óbvio que ele vive na roça, pois os pés descalços sem dedos ainda podem ser confundidos com sapatos, e na roça é comum andar com os pés no chão. Contradiz um pouco o fato de o Cebolinha também ter dedos, mas como quase nunca aparece pois só ele usa sapatos de verdade, entendemos a analogia.

3. A Mônica é apelidada de baixinha pelo Cebolinha e pelo Cascão, mas eles têm todos a mesma altura

Bem, as crianças não precisam de um motivo muito chamativo para darem apelidos umas às outras, não é verdade?! O que eles querem mesmo é só implicar.

4. Nos produtos de higiene da Turma da Mônica o Cascão não aparece

De fato, não faria muito sentido que o personagem conhecido por não tomar banho tivesse uma linha de shampoo e sabonete assinada por ele.

5. Um simples ponto final nunca é usado nos balões de fala

Não dá para afirmar que “nunca” há ponto final, mas como as crianças estão sempre questionando ou exclamando algo, faz sentido usar mais interrogações e exclamações.

6. O elefante Jotalhão não tem as presas inteiras

Aliás, você já tinha percebido que é o mesmo elefante do extrato de tomate?!

7. O Cascão usa um short que parece um kilt

É possível que essa não tenha sido a verdadeira intenção, mas que parece, parece.

8. Por que Magali e Mônica têm nomes de verdade, enquanto Cebolinha e Cascão têm apelidos?!

Bem, o que sabemos é que Mônica e Magali são inspiradas nas filhas do Maurício de Souza, assim como vários outros personagens, já que ele tem muitos filhos. O Cascão tem a característica de não tomar banho, e o Cebolinha, apesar de ter a cabeça em formato de cebola, talvez seja este o sobrenome do personagem, já que sua irmãzinha se chama Maria Cebolinha (também inspirada em uma das filhas de Maurício).

9. Em cada quadrinho o céu muda de cor

Esta é uma técnica de criação de quadrinhos para que não fiquem monótonos, além de ajudar a compor o cenário de acordo com o clima e a ação de cada cena.

10. O Cebolinha troca o R pelo L só quando fala, mas não quando pensa

Maurício de Sousa fez questão de deixar claro que o Cebolinha não troca as letras quando pensa, porque seu problema é apenas na pronúncia das palavras com a letra R, mas ele sabe como elas soam corretamente.

E então, você já havia se dado conta desses pequenos detalhes? Com certeza irá lembrar disso quando ler os divertidos gibis da Turma da Mônica, que aliás, são uma ótima prática de leitura para as crianças.

DICAS PARA ESTIMULAR O HÁBITO DA LEITURA NAS CRIANÇAS

A leitura é um ótimo hábito em todas as fases da vida. Mas em especial, quando os pequenos estão começando a ler e a escrever, devem ser estimulados a gostar dessas atividades. Veja estas dicas no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Óleos essenciais para recuperar a pele e o cabelo

enjoo em viagem

Dicas para evitar enjoo durante a viagem