curiosidades sobre novelas
Crédito: Reprodução TV Globo

8 Curiosidades de novelas que amamos acompanhar

Essas novelas foram grandes sucessos não só pela trama, mas por fatos da vida real

Publicidade

As novelas brasileiras são mais do que um entretenimento que entra na casa das pessoas para deixar as noites mais leves. Elas realmente são capazes de abrir portas para novas culturas e realidades, e incentivar pessoas a fazerem o bem. Veja algumas curiosidades sobre novelas que ficaram bem famosas em suas épocas.

1. Laços de Família aumentou as doações de medula e sangue

A novela Laços de Família foi um grande sucesso no horário nobre do ano 2000. Uma das cenas que mais marcou na memória dos telespectadores foi quando a Camila (Carolina Dieckmann) raspou o cabelo para passar pelo tratamento de leucemia. Essa cena foi tão marcante que serviu de campanha para doação de medula, feita pela Globo, além de ter aumentado muito o número de doadores de sangue, medula e órgãos.

2. A cena mais trabalhosa de Mulheres Apaixonadas

Outra novela que fez grande sucesso foi Mulheres Apaixonadas, no ano de 2003. A cena que mais deu trabalho para a produção foi aquela em que Téo (Tony Ramos) e Fernanda (Vanessa Gerbelli), são baleados em uma rua no Leblon. Foram necessários 400 profissionais, 120 carros e mais de 500 tiros de festim para que a gravação acontecesse com sucesso.

3. Mulheres Apaixonadas aumentou as denúncias de violência doméstica

Outra curiosidade interessante sobre a novela Mulheres Apaixonadas foi o impacto causado pelo personagem Marcos (Dan Stulbach), que era o marido violento de Raquel (Helena Ranaldi). Depois da cena em que Raquel denuncia marcos para a polícia, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher no Rio de Janeiro teve um aumento de mais de 40% no número de denúncias de violência doméstica e contra a mulher.

Publicidade

4. Tieta fez uma crítica à ditadura militar

De acordo com o autor Aguinaldo Silva, a novela Tieta foi uma metáfora para a volta da liberdade de expressão na televisão depois que a ditadura militar finalmente acabou, e a censura também. Inclusive, tem uma cena específica em que Tieta (Betty Faria) arranca de um calendário a data em que foi promulgado o AI-5, um dos atos mais repressivos desse período.

5. A inspiração de Terra Nostra

A novela Terra Nostra foi ao ar em 1999 e o público adorou toda a trama que abordava não só o romance de Mateo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio), mas também a importância da imigração na formação da sociedade brasileira. O autor da novela, Benedito Ruy Barbosa, se inspirou na própria vida, pois quando era criança, brincava com filhos dos imigrantes italianos que trabalhavam nas plantações de café da fazenda de um tio.

6. O Cravo e a Rosa quase ficou sem Petruchio

A novela de época O Cravo e a Rosa, que foi ao ar no ano 2000, arrancou boas risadas dos telespectadores, especialmente pelas cenas engraçadas de Catarina (Adriana Esteves) com seu noivo Petruchio (Eduardo Moscovis). Mas, quase que Eduardo não aceitou o papel por se parecer tão rude e machista quanto o personagem Carlão, em Pecado Capital, que ele tinha acabado de fazer. Nem dá para imaginar outro ator nesse personagem!

7. O casal mais famoso do mundo em O Clone

A novela O Clone foi a mais assistida da TV Globo no horário nobre até 2001, recorde que antes só tinha acontecido em A Indomada, de 1997. Em O Clone, o casal principal, Jade (Giovana Antonelli) e Lucas (Murilo Benício), se apaixonaram na vida real durante as gravações e começaram a namorar. Como a novela ficou muito famosa também no exterior, a versão hispânica da revista People deu a eles o título de casal mais famoso do mundo em 2002.

Publicidade

8. América teve atores detidos na fronteira de verdade

A novela América, de 2005, conta a história de Sol (Deborah Secco), uma jovem que atravessa a fronteira entre México e Estados Unidos, ilegalmente, para viver o sonho americano. Enquanto a novela estava em fase de pesquisa, o diretor Jayme Monjardim, o ator Thiago Lacerda e uma produtora chegaram a ser detidos por policiais americanos por estarem gravando imagens do posto de fronteira entre El Paso (Texas) e Juarez (México).

Gostou? Aproveite e veja: só quem é noveleiro de verdade consegue responder essas perguntas

Crédito das imagens: TV Globo

PODE GOSTAR TAMBÉM