Menu

5 Dicas de como cultivar cogumelos em casa

Se você gosta de cultivar plantas, pode também começar a cultivar fungos, que são cogumelos. Confira dicas.

Crédito: Pixabay

Publicidade

Se você gosta de utilizar cogumelos na culinária e tem interesse em cultivá-los em casa, saiba que não é complicado. Hoje em dia há mais informação e produtos específicos para cultivar cogumelos em diferentes ambientes, desde que tenha os cuidados necessários com o clima, a umidade e a higiene. Tire suas dúvidas agora!

5 Dicas para cultivar cogumelos caseiros

Crédito: Pixabay

Os cogumelos são fungos e eles se alimentam do substrato colocado na terra para que cresçam, assim como a maioria do cultivo de plantas. A parte comestível que se parece com um chapéu se chama micélio, enquanto os raminhos se chamam hifas. Veja agora dicas de como começar o cultivo, produzir e colher cogumelos na sua casa.

1. Qual o melhor tipo de cogumelo para cultivar em casa?

O cogumelo do tipo shimeji tem um ciclo mais curto, então é uma boa opção para cultivo caseiro. Depois dele. as melhores opções são o shiitake e o champignon.

2. Clima ideal

A maioria dos cogumelos se desenvolve melhor em ambientes com clima ameno e bastante umidade. Vai depender do tipo de cogumelo, sendo que alguns podem ser cultivados em local aberto e outros em fechado para melhor controle do clima.

Publicidade

3. Como conseguir sementes para plantar?

Os cogumelos não nascem a partir de sementes. O que os cultivadores chamam de semente é quando se prepara um grão de cereal para que o fungo possa colonizar. O grão é jogado em uma cultura de substrato e serve de veículo para o fungo formar os cogumelos. Pode-se adquirir em lojas especializadas ou com quem já produz.

4. O que é preciso para começar uma produção?

Crédito: Pixabay

Depois de ter um ambiente adequado e preparado para receber o tipo de cogumelo que escolher, vai precisar de uma matéria-prima celulósica, como serragem, palha, borra de café, bagaços ou farelos. Ela deve ser esterilizada para que os cogumelos não tenham outros tipos de plantas ou fungos crescendo em volta, o que pode atrapalhar seu desenvolvimento.

Depois de esterilizada, o fungo adquirido é adicionado a ela para dar início ao cultivo. Também é necessário estimular o crescimento do fungo com o clima ou um processo chamado de aeração. Como eles gostam de umidade, é preciso fazer regas para mantê-los em desenvolvimento.

Uma forma mais prática de começar é comprar um kit pronto em grandes mercados ou lojas especializadas em agropecuária ou cogumelos. Usar telas de proteção em volta dos cogumelos é outra medida importante porque eles atraem insetos que se alimentam deles. Inseticidas não são recomendados.

Publicidade

5. Como fazer a colheita?

De modo geral o ciclo de cultivo dos cogumelos é bem rápido, mas depende do tipo. Alguns podem ser colhidos em 20 dias, enquanto outros podem levar mais de 6 meses. Mas de modo geral, na hora da colheita, o processo é manual, um a um.

É preciso remover cada cogumelo do seu composto de cultivo delicadamente, torcendo com cuidado ou usando um material cortante esterilizado para evitar contaminação. Assim que são colhidos eles devem ser refrigerados imediatamente para depois serem embalados e estocados, caso sejam vendidos.

Se você se interessou ainda mais sobre como cultivar cogumelos, confira no vídeo abaixo como funciona uma câmara de cultivo comercial e tire outras dúvidas:

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile