em

Como cuidar da planta Estrela-de-Natal

Com uma iluminação, temperatura e água adequadas, a sua planta pode durar até ao próximo natal.
planta estrela-de-natal

Quando dezembro chega e o natal se aproxima é comum comprar um vasinho com uma planta Estrela-de-Natal? Muitos brasileiros não dispensam esta flor em sua casa na época natalícia, mas a verdade é que ela acaba por morrer logo depois e no natal seguinte terá que comprar outra estrela. Mas se lhe dissermos que é possível uma estrela durar todo o ano?

Esta planta originária da América Central tem um aspeto de estrela, sendo vermelha a verde, as cores do natal. Além disso, ela desabrocha e fica com esse aspeto lindo no solstício de inverno, a altura coincidente com o natal.

Esta plantinha também é muito utilizada na Europa, num clima diferente daquele que está habituada.

Confira alguns cuidados a ter com sua planta Estrela-de-Natal

Iluminação

Coloque a planta Estrela-de-Natal perto de uma janela para que ela recebe muita luz, afinal esta planta é tropical e gosta de sol.

Temperatura

A divisão da casa onde está sua estrela deve ser mantida entre os 16ºC e os 24ºC. Evite temperaturas frias e um contacto direto das folhas com objetos que apresentem temperaturas baixas (vidros de janelas…).

Água

Não abuse na água. Antes de regar a plantinha, toque na terra para garantir que ela está seca e precisa de água, porque em casas úmidas apenas necessita regar sua estrela 1x por semana.

Veja também: Modelos para artesanato de Natal

Como cuidar da estrela após o natal para durar todo ano?

Até abril, siga as indicações acima descritas para ter uma plantinha saudável. Depois chegou a altura de ter alguns cuidados específicos, conforme as estações do ano e as temperaturas que se fazem sentir. Em abril deve diminuir as regas e colocá-la num lugar fresco, como uma cave.

Maio é a altura certa para cortar um pouco à plantinha e mudá-la para um vaso maior. Agora ela vai voltar a crescer e precisa de luz novamente. Novas folhas vão brotar e deve utilizar um fertilizante. Em julho volte a cortar umas folhinhas, e não se esqueça: o sol é importante para ela se desenvolver saudável.

Em outubro é altura de preparar a sua planta para o natal que se aproxima. Entre as 17h e as 8h a estrela deve ser guardada no escuro, sem luz por perto. No final de novembro deixe a plantinha o maior número de horas possíveis com luz e a meio de dezembro deixe de usar o fertilizante. A Estrela-de-Natal vai estar linda como se acabasse de a trazer da loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
5 Dicas para remover calosidades dos pés, conheça-as!
Frango cozinhado numa forma para bolos