varrer sem espalhar germes
Crédito: Freepik
em

5 Cuidados na hora de varrer para não espalhar vírus e bactérias

Varrer e passar pano no piso é o básico para deixar a casa limpa toda semana. Mas veja como fazer isso do jeito certo

Se você costuma usar a mesma vassoura para limpar todos os cômodos da casa, saiba que essa é uma das principais formas de espalhar germes e bactérias pelos ambientes. De acordo com as recomendações do biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, o ideal é utilizar as vassouras certas e separar os utensílios de limpeza conforme a parte da casa.

1. Tipos de vassoura

As vassouras com cerdas duras, feitas de piaçava, devem ser usadas para varrer as partes de fora da casa, como as calçadas e a garagem. Na parte interna, dê preferência para as vassouras de pelos ou com cerdas mais macias, pois elas empurram a sujeira sem espalhar demais.

2. Três vassouras diferentes

Para dentro de casa, se possível, use uma vassoura só para o banheiro, outra só para a cozinha e, a terceira, para os restantes cômodos. Se não tiver três, use ao menos duas, deixando uma exclusiva para o banheiro que é o cômodo com mais germes e bactérias.

3. Limpeza das vassouras

Seja para mudar de ambiente ou para guardar as vassouras depois da faxina, deve fazer assim: coloque uma luva de borracha e tire todos os pelos, cabelos e tufos de sujeira que estiverem grudados nas cerdas da vassoura. Se possível, dê batidinhas com ela conta uma parede ou escada do lado de fora.

4. Passar pano

Depois de varrer é bom passar um pano pela casa toda com uma solução desinfetante. Assim, irá matar germes e bactérias espalhados pelos ambientes. Essa solução deve ser feita com 1 litro de água misturado a 1 colher de sopa de detergente e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Na hora de enxaguar o pano, faça isso em outro balde ou no tanque. Faça esse enxague sempre que mudar de ambiente.

5. Limpeza do pano

Para garantir que germes e bactérias não sejam espalhados de um cômodo ao outro, também é recomendado desinfetar o pano depois de passá-lo em cada ambiente. Enxague bem o pano em água corrente depois de passá-lo, torça e depois coloque de volta na solução de detergente com bicarbonato para continuar passando.

Ao final de tudo, faça esse mesmo procedimento, mas termine deixando o pano de molho em uma solução com 2 colheres de sopa de água sanitária e 1 litro de água, por uns 20 minutos. Enxague, torça e estenda ao sol.

Veja também: 4 Dicas para deixar a pia da cozinha brilhando

beliscão de goiabada

Receitas de beliscão de goiabada

silvia abravanel e silvio santos

A história de Silvia Abravanel: filha adotiva de Silvio Santos