Pode parecer que não, mas sabia que as almofadinhas das patas do seu cachorro são sensíveis? Por mais que sejam ásperos, os coxins (nome correto das almofadinhas) podem sofrer ferimentos por causa do calor, de algumas superfícies e do ressecamento. Então, veja essas dicas importantes de como cuidar das almofadinhas do seu cão e deixá-lo mais saudável e confortável.
Principais cuidados com as patinhas do cachorro:
Cuidado com o calor
Evite sair para passear com seu cão nos horários de sol muito quente. Prefira o início ou o final do dia, quando a temperatura do chão está mais fria. Seu cão sente o calor do mesmo modo que você queimaria a sola do pé se pisasse no asfalto ou na calçada muito quente. Bolhas de queimadura podem surgir nas almofadinhas se você não tiver esse cuidado.
Cuidado com as superfícies
As patinhas do seu cão não são imunes aos objetos duros, pontiagudos e cortantes que ficam pelo solo. Tome o cuidado de escolher um caminho agradável e seguro para fazer o passeio com seu cão, evitando solos com muitas pedras e que possam ter objetos cortantes ou espinhos. Se as almofadinhas sofrerem cortes, poderão infeccionar. Seu cão vai sentir dor e dificuldade para caminhar.
Ajude seu cão a ter mais resistência nas almofadinhas
Assim como a sola do seu pé vai ficando áspera com o tempo, pois cria uma camada de pele mais grossa para proteger o pé, as almofadinhas da pata do seu cão ficam mais resistentes. No caso dele é ainda maior a camada endurecida, pois ele não usa calçados.
Essa resistência é importante para proteger as almofadinhas, e você pode ajudá-lo a criar essa resistência levando-o para passear em solos com asfalto/calçada e grama, de forma alternada. Lembre-se da dica anterior, evitando superfícies muito irregulares, com pedras pontiagudas ou objetos cortantes.
Limpe as patas do cão depois de passear
Durante um passeio na rua, as patas do seu cão entram em contato com todo tipo de sujeira. Então, faz todo sentido você limpá-las ao chegar em casa, principalmente se o seu cachorro circula livremente pelos cômodos, sobe nos sofás e nas camas.
Essa limpeza é simples de fazer, pois basta usar um lenço umedecido neutro, um papel-toalha umedecido com água ou um paninho umedecido. Não misture nenhum produto de limpeza, pois seu cão provavelmente vai lamber as almofadinhas depois.
Hidratar é uma boa opção – quando necessário
Além dos cuidados já mencionados, pouca gente sabe que pode hidratar as almofadinhas das patas dos cachorros. Aqui, mais uma vez, vale a mesma lógica dos humanos: as partes mais ásperas do corpo precisam de hidratação para prevenir rachaduras e, por consequência, infecções.
Se as patinhas do seu cão estiverem ásperas, não significa que você precisa hidratá-las para voltarem a ficar lisas. Como já mencionado, elas devem ser um pouco ásperas pois é uma forma de ficarem mais resistentes aos solos que ele pisa. No entanto, a função da hidratação é evitar ou tratar o ressecamento excessivo.
Não espere que as patas do cão fiquem totalmente lisas, pois isso não vai ser bom para a saúde, o conforto e a segurança dele na hora de andar por aí. Sabendo disso, veja as opções de produtos e como fazer essa hidratação.
Hidratantes próprios para cães
Nas pet shops você encontra hidratantes próprios para aplicar nas patinhas do animais. Esses produtos são mais seguros porque são feitos para o pH da pele do animal e não prejudicam a saúde dele caso sejam ingeridos durante as lambidas. Nunca use hidratantes para humanos no seu pet.
Hidratantes caseiros
Se você não encontrar hidratantes para patas de cachorro, pode usar algumas opções de ingredientes caseiros, levando em conta que não farão mal se o seu cão lamber. Na dúvida, converse com o veterinário para prevenir problemas como reações alérgicas ou intoxicação, principalmente se o seu cão tiver algum problema de saúde. Você pode usar:
- Azeite (cuidado, pode manchar os estofados);
- Óleo de coco sem cheiro (para não incomodar o olfato do cão);
- Gel de babosa (sem o líquido amarelo que escorre ao cortar a folha).
Como fazer a hidratação das patinhas?
Você pode fazer a hidratação das patinhas do seu cão, em média, uma vez por semana. Faça isso depois de limpá-las, quando vocês voltarem do passeio. Aproveite para fazer uma massagem de leve e ajudar seu cão a relaxar.
Não precisa besuntar o hidratante. Uma pequena quantidade é suficiente, até porque seu cão vai ficar agoniado e pode escorregar se você usar muito produto.
Nunca, jamais use qualquer tipo de lixa para remover a aspereza das almofadinhas do seu cão, nem mesmo se elas estiverem rachadas. Você vai machucá-lo e traumatizá-lo se fizer isso.
Use apenas o produto ou ingrediente hidratante, e crie um momento agradável de relaxamento para que o seu cão aprecie esse hábito e não queira fugir de você.
Veja também: