cuidados com uso de máscaras nas crianças
Crédito: Freepik

Cuidados no uso das máscaras pelas crianças

O uso de máscara nas crianças é para proteger também aos outros que estiverem no mesmo ambiente, e não apenas aos pequenos

Publicidade

No início da pandemia de coronavírus, a recomendação era de que as máscaras de proteção fossem de uso restrito. Para que não faltassem máscaras aos profissionais de saúde, pessoas doentes e mais vulneráveis, os demais não precisavam usar. Mas agora a recomendação mudou. Porém, é preciso tomar os devidos cuidados, em especial quanto ao uso das máscaras pelas crianças. Veja quais são esses cuidados para proteger seus filhos, sobrinhos e netos.

Crianças menores de 2 anos não devem usar máscara

A máscara de proteção pode gerar uma certa dificuldade para respirar em qualquer pessoa, já que bloqueia a passagem completa do ar, mas é justamente essa a função. Então, se para os adultos é desconfortável, imagine para as crianças pequenas.

No caso dos menores de 2 anos de idade, o uso não é recomendado por conta do risco de sufocamento, já que eles não têm capacidade de remover a máscara sozinhos, caso estejam com dificuldade para respirar. Essa é a recomendação do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Considere a capacidade da criança em tolerar o uso de máscara

Embora o Ministério da Saúde recomende o uso de máscara por todos, no caso das crianças é mais seguro levar alguns pontos em consideração, pois muitas crianças pequenas não toleram o uso das máscaras.

Publicidade

Nesse caso, ao tentarem remover a máscara do rosto, podem estar se contaminando, e a máscara será mais um risco do que uma proteção. Então, considere:

  • O que local em que levará a criança terá muitas pessoas?
  • A criança entende a importância de usar a máscara?
  • A máscara cobre bem o rosto, do queixo ao nariz da criança, e fica bem ajustada?
  • A criança é capaz de não tocar na máscara durante o uso?

Todos esses fatores contribuem para que os pais e responsáveis decidam se a criança deverá ou não usar a máscara.

Medidas de proteção para crianças que não usam máscara

Se chegar à conclusão de que a criança ainda não tem capacidade de lidar com o uso da máscara, pois vai ficar mexendo, considere os seguintes cuidados:

  • Evitar ao máximo tirar a criança de casa;
  • Ir com ela apenas em locais com poucas pessoas e manter o distanciamento de pelo menos 1,5 metro dos outros;
  • Se possível, levar a criança no colo para mantê-la sempre por perto, sem risco de ela sair correndo e colocar as mãos por tudo;
  • Se preciso, usar um cobertor fino sobre a cabeça da criança para protegê-la, mas cuidando para não sufocar;
  • Levar álcool em gel para limpar as mãos com frequência e ficar de olho para a criança não levar as mãos à boca.

Máscara de pano ou descartável?

No caso das crianças que conseguem usar a máscara sem ficar mexendo, é importante também ressaltar sobre qual o melhor modelo.

Publicidade

As máscaras descartáveis são a melhor opção, pois as crianças expelem mais secreções do que os adultos, deixando a máscara úmida rapidamente.

Essa é uma recomendação mais importante ainda para as crianças que estão na fase da dentição, pois babam bastante, e também daquelas que estão produzindo mais secreções pelo nariz.

Se não for esse o caso, e a criança estiver usando máscara de tecido, os pais e responsáveis devem ficar atentos para trocar a máscara sempre que ela estiver úmida, pois a umidade interfere na filtragem da máscara, ou seja, ela não vai cumprir com sua função.

Publicidade

Dica para ajudar crianças a usarem máscara

Uma dica para os pais que precisam colocar máscara nas crianças (maiores de 2 anos), é que eles treinem o uso em casa com os pequenos.

É importante explicar sobre o motivo pelo qual todos precisam usar a máscara quando saem  de casa, e dizer que a criança vai usar a máscara em casa por um tempinho (uma meia hora por dia) para aprender como fazer. Ou seja, não ficar tocando na máscara durante o uso. Assim, ao sair de casa, ela já estará familiarizada com a sensação.

As crianças são vetores

Por fim, os adultos também precisam ter a consciência de que as crianças são vetores do vírus. Elas podem estar contaminadas sem apresentar sintomas. Por isso, o uso de máscaras não é apenas para proteger a criança, mas também para proteger as outras pessoas que estiverem no mesmo ambiente que ela. Faça o máximo esforço para agir com responsabilidade social, pensando nos seus e nos outros.

Publicidade

Veja também: Cientistas identificam anticorpo capaz de neutralizar o novo coronavírus

PODE GOSTAR TAMBÉM