Crédito: Freepik

5 Cuidados de higiene íntima essenciais para os homens

Tanto quanto as mulheres, os homens correm o risco de serem infectados se não mantiverem uma boa higiene diária

Publicidade

A região íntima das mulheres é mais sensível a doenças, mas mesmo assim, os homens também correm o risco de passar por situações desagradáveis se não mantiverem uma boa higiene nessa parte do corpo.

Muitos homens pensam que tomar banho todos os dias e dar uma lavada básica no pênis já é o bastante. Porém, podem não perceber que uma higiene malfeita deixa mau cheiro, sujeiras acumuladas e um ambiente propício a doenças, como a candidíase e outras infecções. Então, se quiser garantir que seu pênis esteja sempre saudável, limpo e cheiroso, siga essas dicas.

1. Lavar as mãos

Uma das regras mais básicas de higiene, que serve para todas as pessoas, é lavar as mãos várias vezes ao dia. No caso da higiene íntima masculina, é importante lavar as mãos antes e depois de fazer xixi. Se o homem pegar no pênis para fazer xixi com as mãos sujas, vai levar germes para as mucosas do pênis, podendo contrair doenças.

2. Secar o pênis depois de usar o banheiro

Esse é um hábito importante, mas que poucos homens têm. Depois de usar o banheiro é importante usar o papel higiênico para enxugar o pênis, mesmo que não pareça estar molhado. Se não secar, os resíduos do xixi ou dos coliformes fecais entram em contato com a cueca, que fica encostando na pele no pênis e aumentando o risco de infecções fúngicas e deixando o pênis com mau cheiro.

Publicidade

3. Limpeza no banho

Na hora do banho, não basta deixar a água cair sobre o pênis. Esse é o momento em que a limpeza deve ser completa. É importante puxar o prepúcio para trás (pele que recobre a cabeça do pênis), e lavar a região com água e sabonete, enxaguando bem depois.

Nessa região se acumula o esmegma, uma secreção branca composta por resíduos de células mortas e óleos corporais. Depois dessa limpeza, deve-se fazer a lavagem normal de toda a área íntima. Depois do banho também é importante puxar novamente o prepúcio para trás e secar bem o pênis com a toalha.

4. Depois da relação sexual

É importante lavar o pênis depois da relação sexual para prevenir infecções como a candidíase, removendo os resíduos de sêmen, do lubrificante do preservativo ou do muco da lubrificação natural da vagina. Todos esses resíduos são um meio de cultura para o desenvolvimento de fungos e bactérias, por isso é importante lavar.

5. Cuecas bem limpas

As cuecas devem ser lavadas após cada uso. Se não for lavar roupa na máquina todos os dias, pode colocar a cueca de molho em uma bacia pequena com um pouco de água limpa e sabão de roupas. Depois de uns 20 minutos, enxague bem a cueca embaixo da torneira, torça muito bem e coloque no varal para secar. Nunca deixe a cueca secando no banheiro, onde é úmido. A peça deve ficar em local ventilado e seco, de preferência no sol.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM