Cuidados básicos com a pele negra na rotina
Crédito: Freepik
em ,

Cuidados básicos com a pele negra na rotina

Veja o que você pode fazer no dia a dia sem precisar de tratamentos especiais e caros

Publicidade

Para compor as dicas desse artigo, utilizamos algumas recomendações da médica Monalisa Nunes, especialista em dermatologia para pele negra. Para começar a entender os cuidados básicos com a pele negra é importante saber o que diferencia a pele branca da negra.

Todas as pessoas possuem a mesma quantidade de células chamadas melanócitos, responsáveis por produzir a melanina que dá a pigmentação à pele. É a quantidade de melanina produzida pelos melanócitos que vai determinar o quanto uma pele será mais clara ou mais escura.

A pele negra é mais resistente?

Muitas pessoas negras acreditam que não precisam ter cuidados especiais com a pele, pois a pele negra é mais resistente. De certa forma é verdade.

A melanina que dá pigmentação para a pele fica armazenada dentro de estruturas chamadas melanossomos. Nos negros, essas estruturas são maiores, mais fortes e duradouras.

Publicidade

Além disso, é importante saber que existem dois tipos de melanina: eumelanina (mais marrom) e feomelanina (mais amarelada). Nas pessoas negras, a proporção de eumelanina é maior, e essa melanina tem a qualidade de proteger mais a pele da radiação solar.

Então, quando se fala em proteção contra radiação UV (do sol), a pele negra é, de fato, mais resistente do que a pele branca. Com isso, a pele negra é naturalmente mais protegida contra o câncer de pele e o envelhecimento precoce.

Cuidados com a pele negra são muito importantes

Embora tenham uma pele mais resistente, não significa que pessoas negras não precisem se proteger contra a radiação solar.

Publicidade

Até porque, justamente pela maior quantidade de melanina que produz, a pele negra é mais suscetível a formar manchas.

Então, é preciso tomar cuidados para prevenir olheiras, acne, picadas de insetos e outras possíveis marcas, evitando as manchas que são mais difíceis de remover na pele negra.

Usar protetor solar

É importante usar protetor solar todos os dias, mesmo quando estiver nublado, principalmente para prevenir as manchas e as rugas (que podem sim aparecer mais rápido se a pele ficar excessivamente exposta).

Publicidade

A dica é escolher um protetor solar com textura de gel, gel-creme ou sérum, pois a pele negra geralmente é bastante oleosa, e essas texturas ajudam nisso, prevenindo também a acne.

Além da textura, é válido escolher um protetor que tenha cor, pois esse tipo protege contra a luz visível, ou seja, das lâmpadas nos ambientes fechados, já que essas luzes também danificam a pele.

O protetor deve ser reaplicado a cada 3 horas, pois o efeito é temporário. Quanto maior o Fator de Proteção Solar (tipo 35 ou 50), melhor. Essa informação está no rótulo do produto, bem na frente.

Publicidade

Lavar o rosto com sabonete para o seu tipo de pele

É importante fazer pelo menos uma consulta por ano ao médico dermatologista para verificar a situação da pele e tirar dúvidas. Saber qual é o seu tipo de pele, por exemplo, é muito importante para escolher o sabonete ideal na hora de lavar o rosto.

Embora a pele negra tenha uma tendência à oleosidade, pois contém glândulas sebáceas maiores, nem todas são assim. Então é bom saber se a sua pele é oleosa, mista ou seca, e comprar um sabonete para o tipo certo de pele. Se puder, é bom comprar um sabonete para o rosto, lavando todas as manhãs e antes de dormir, e outro para usar no banho, no restante do corpo.

Máscara de argila uma vez por semana

A máscara de argila pode ser feita com argila verde ou branca e é recomendada para prevenir manchas, cravos e espinhas, já que ajuda no controle da oleosidade. Os outros cuidados diários devem ser mantidos, e a máscara pode ser feita uma vez por semana. A argila em pó pode ser comprada na farmácia. Veja o passo a passo:

Publicidade
  1. Se estiver com maquiagem, remova completamente;
  2. Lave o rosto com o sabonete apropriado;
  3. Faça a mistura do pó de argila com água, de acordo com as recomendações da embalagem;
  4. Aplique a mistura de argila no rosto e pescoço, evitando chegar muito perto da linha dos olhos;
  5. Deixe a máscara agir por 20 minutos;
  6. Lave o rosto com água corrente para remover toda a máscara;
  7. Finalize com um hidratante para o seu tipo de pele.

Pode fazer esse procedimento à noite, antes de dormir, pois assim não precisa aplicar outros produtos, como maquiagem e protetor, deixando a pele descansar por mais tempo.

Evitando irritação após depilação

Ao depilar a pele com lâmina ou com cera, é comum surgirem bolinhas (foliculite), coceira e até manchas. Para prevenir esses incômodos, a dica é fazer uma esfoliação na pele alguns minutos antes de depilar, depois fazer a depilação removendo o pelo no sentido do crescimento e finalizar aplicando um hidratante com ação calmante.

Produtos e tratamentos só com recomendação do médico

Existem diversos produtos com ácidos e tratamentos como peelings para tratar e prevenir problemas na pele negra, bem como para manter a beleza e o brilho da pele. Mas, nesses casos, nunca faça por conta própria porque os produtos dermocosméticos precisam ser usados com cuidado, na quantidade e frequência recomendadas pelo médico dermatologista. Então, consulte seu médico para esses casos.

Publicidade

Saiba mais sobre peelings faciais nesse vídeo da Dra. Monalisa Nunes:

Como fortalecer ossos dos animais

Como fortalecer ossos dos animais: alimentação e exercícios

As 6 orações cristãs mais famosas no mundo

As 6 orações cristãs mais famosas no mundo