Cuidados básicos com o carro para preservar o motor
Crédito: Freepik
em

Cuidados básicos com o carro para preservar o motor

Mantendo esses cuidados em dia, é muito menor o risco de o seu carro dar prejuízo

Publicidade

Prevenir é melhor do que remediar. Quando o assunto é carro, esse ditado é perfeito. Manter a manutenção em dia e saber quais cuidados periódicos deve ter é essencial para evitar dores de cabeça e grandes despesas.

Se você não tem muito conhecimento sobre carros, mas é a pessoa responsável pelo seu e quer evitar surpresas desagradáveis, veja quais são os principais cuidados a ter na rotina para evitar parar na oficina.

Verificar o óleo e fazer a troca na data certa

Sempre que você for abastecer, pode pedir para o frentista verificar o nível de óleo no motor para garantir que não esteja muito baixo. Se tiver óleo de menos, o motor pode travar.

Faça essa verificação com frequência, principalmente se você pega trânsito pesado, que faz o motor ficar muito quente e o óleo evapora mais rápido do que normal.

Publicidade

Verifique também o selo da troca de óleo para fazer na data correta ou antes, se necessário, e use sempre o óleo correto. Para não se deixar enganar é importante que você saiba qual é o tipo certo de óleo que o seu carro precisa. Veja como fazer isso:

Revisar o sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento do motor é composto por radiador, fluido de arrefecimento, mangueiras, ventiladores, sensores, bomba d’água, entre outros.

Publicidade

Dê uma conferida se os componentes estão em bom estado, se não há ressecamento das mangueiras ou algum vazamento, pois é esse sistema que resfria o motor.

E lembre-se que o radiador não é completado com água comum, mas sim, com um fluido específico para evitar a corrosão e o superaquecimento do sistema. Saiba mais sobre esse líquido no vídeo abaixo:

Publicidade

Verificar as correias

São muitos os problemas que podem acontecer com as correias do motor, e o resultado pode ser desastroso, com um grande prejuízo. Então, as correias devem sempre ser verificadas, principalmente se você começar a ouvir algum barulho estranho. Confira no vídeo abaixo o que são as correias e algumas dicas de como elas funcionam:

Escolher um combustível de qualidade

Infelizmente, muitos postos de combustível “batizam” a gasolina para cobrar mais barato. Fuja das promoções absurdas, pois é sinal de prejuízo futuro. Escolha sempre um combustível de boa procedência e sempre o mesmo, pois o motor vai funcionar melhor e terá uma vida útil prolongada. E se o seu carro for flex, veja no vídeo abaixo as vantagens e desvantagens de misturar gasolina e álcool:

Publicidade

receitas com figo doces ou salgadas

9 Receitas com figo doces e salgadas para experimentar

Hábitos que você precisa abandonar se quer dormir melhor

7 Hábitos que você precisa abandonar se quer dormir melhor