em

6 Cuidados a ter com os óculos de sol

Óculos de sol de alta qualidade não são baratos, então veja como cuidar bem deles para que durem por anos
cuidados a ter com os óculos de sol
Crédito: Unsplash

Para ter óculos de sol de qualidade é preciso fazer um certo investimento. Se quiser que sejam bonitos, combinem com seu rosto, sua personalidade e protejam seus olhos em todas as ocasiões, vai precisar escolher óculos de sol em uma ótica. Logo, precisa saber quais são os cuidados a ter com os óculos de sol para que eles durem por bastante tempo.

Como cuidar bem dos seus óculos de sol?

As dicas de cuidados a ter com os óculos de sol são bem simples, mas fazem toda a diferença para preservar a qualidade deles. São cuidados diários que valem muito a pena para que eles estejam sempre como novos.

1. Como guardar

dicas de como guardar oculos de sol
Crédito: Pixabay

Todo par de óculos de sol de boa qualidade já vem com um estojinho próprio. É nesse estojo que deverá guardar seus óculos sempre que não estiver utilizando-os. Pode até armazenar em outro lugar, mas deverá envolvê-lo em uma flanela ou microfibra para não riscar as lentes e deverá ficar dentro de uma caixinha com superfície dura para que não amasse e quebre.

2. Como fazer a limpeza correta

dicas de como limpar oculos de sol
Crédito: Pixabay

As lentes dos óculos de sol são sensíveis, mesmo as mais caras e resistentes. Além disso, por ficarem no seu rosto justamente para proteger seus olhos, elas recebem todo o impacto da sujeira e poeira. Então precisa limpá-las com cuidado para não arranhar.

Entre os cuidados a ter com os óculos de sol é sempre utilizar a microfibra que já vem com eles no momento da compra, dentro do estojo. Esse pano é macio e especial para não danificar as lentes, removendo os detritos suavemente. Na própria ótica você compra um spray próprio para a limpeza dos óculos, mantendo as lentes bem limpas.

3. Cuidados coma areia, maresia e água do mar

dicas de cuidados oculos de sol praia
Crédito: Pxhere

Em especial no ambiente de praia ou se pratica algum esporte que envolve areia, deve ter ainda mais cuidado com seus óculos. Os pequenos grãos de areia tendem a ficar presos nas lentes e nas bordas da armação e precisam ser removidos com cuidado.

Eles são tão pequenos que muitas vezes você apenas passa a mão achando que não irá danificar, mas danifica. Então tenha o cuidado de proceder com as dicas do tópico anterior.

4. Cuidados com a temperatura

dicas de cuidados oculos de sol exposicao
Crédito: Pxhere

Outra dica dos cuidados a ter com os óculos de sol é que, por mais que sejam feitos para ficarem expostos ao sol, não deve deixá-los expostos a temperaturas superiores a 80 °C, que acabam acontecendo quando eles ficam, por exemplo, no painel do carro sem proteção ou na sauna.

No dia a dia você não chega a suportar essa temperatura, então não há risco. Porém, se deixar os óculos sob o sol por longas horas sem proteção, correm sério risco de danificar as lentes.

5. Cuidados com hastes

dicas de como colocar oculos de sol
Crédito: Pxhere

Por mais que sua armação seja resistente e as hastes sejam flexíveis, deve evitar forçá-las para fora, pois começam a afrouxar e os óculos deixam de ficar tão confortáveis no rosto. Sendo assim, evite apoiá-los na cabeça ou manuseá-los com uma só mão, forçando o encaixe.

6. Mantenha as lentes voltadas par cima

dicas de cuidados oculos de sol posicao
Crédito: Pixabay

Os óculos nunca devem ficar apoiados sobre as lentes, é sempre o contrário. As lentes ficam apoiadas sobre as hastes, dobradas. As lentes devem ficar sempre viradas para cima para evitar que tenham contato com uma superfície áspera que pode riscá-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
escolher oculos de sol
Como escolher óculos de sol ideais
combinar óculos
Guia prático para combinar óculos