Crédito: Freepik

Crisma: o que é e quem pode receber?

Conheça o terceiro ritual dos três sacramentos da iniciação cristã

Publicidade

Quem foi criado como Cristão na Igreja Católica, passando pelo batismo e pela primeira eucaristia, provavelmente também fez a crisma. Esses são os três sacramentos da iniciação cristã na Igreja Católica. Se você não fez a crisma, mas gostaria de fazer, saiba que é possível. Veja agora o que é a crisma e quem pode receber.

O que é crisma?

A crisma pode também ser chamada de confirmação. Ambos tratam do sacramento que completa o batismo e, pelo qual, se recebe o dom do Espírito Santo. Primeiro uma pessoa é batizada, depois ela recebe a primeira eucaristia e, por último, a crisma.

Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

O Catecismo Jovem da Igreja Católica afirma que ser Confirmado-Crismado significa fazer um acordo com Deus.

Publicidade

O confirmado diz: “Sim, eu creio em Ti, meu Deus! Dá-me o Teu Espírito, para que eu te pertença totalmente, nunca me separe de Ti e te testemunhe com o corpo e com a alma, durante toda a minha vida, em obras e palavras, em bons e maus dias!”.

E Deus diz: “Sim, Eu também creio em ti, Meu filho, e te darei o Meu Espírito e até a mim mesmo, pertencer-te-ei totalmente, nunca me separarei de ti, nesta e na vida eterna, estarei no teu corpo e na tua alma, nas tuas obras e nas tuas palavras mesmo que me esqueças, estarei sempre aqui, em bons e maus dias”.

Quem pode receber?

Quando a iniciação na fé cristã é desde o nascimento, o batismo ocorre logo nos primeiros meses de vida. Para receber a primeira eucaristia, é preciso, antes, fazer alguns anos de catequese, o que acontece na fase da pré-adolescência. Depois, mais ou menos na mesma época, é concedida a crisma.

Mas, para quem já é adulto e não recebeu a crisma, é possível receber depois de passar pelo mesmo processo.

Publicidade

Se você já foi batizado, mas não recebeu a primeira eucaristia, deve procurar pelo pároco da sua Igreja e conversar sobre sua vontade de receber a primeira eucaristia e a crisma. Se você nunca foi batizado, não tem problema, pois é possível se batizar depois de adulto também.

Em todo caso, você terá que fazer a catequese, depois receber a eucaristia e a crisma, que, dependendo da Igreja, podem ser recebidos ambos no mesmo dia, em uma missa especial.

Se você fez a catequese e recebeu a primeira eucaristia, mas não foi crismado, não precisa fazer a catequese de novo, mas deve conversar com seu pároco para saber como funciona o sacramento da crisma para adultos na sua paróquia.

Publicidade

Veja também: Como ser batizado depois de adulto?

E mais: 8 Versos da Bíblia que mostram que Deus está no controle da sua vida

PODE GOSTAR TAMBÉM