em

Criança com doença grave espera por cirurgia há mais de dois anos

Menino de 5 anos sofre com escoliose avançada em Votorantim (SP)
crianca com doenca grave espera por cirurgia
Crédito: Public Domain Pictures

Imaginar-se sem poder andar, correr e fazer tarefas do dia a dia é quase que impensável nos dias de hoje. O cenário é ainda pior quando imagina-se uma criança nessas condições. Hoje você vai conhecer a história de Vinícius, um menino de cinco anos com uma escoliose severa e saber como essa criança com doença grave espera por cirurgia há mais de dois anos.

A história de Vinícius

Vinicius Campos é um menino de apenas cinco anos que foi diagnosticado com escoliose avançada e não pode ter uma vida normal. Diferentemente de outras crianças, Vinícius não pode brincar, correr e mal anda por causa de seu problema na coluna.

Seus familiares preocupam-se com a vida do menino, pois seu problema na coluna já desviou outros membros do seu corpo. Ainda mais preocupante é que, por conta da situação financeira da família, eles não conseguem pagar um tratamento particular e a demora no sistema público de saúde é atormentador.

crianca com doenca grave espera por cirurgia imagem
Crédito: G1

Em 2016, a família conseguiu ser encaminhada para uma consulta para a cirurgia do menino. Porém, houve um erro no trâmite entre os órgãos de saúde e ao invés de Vinícius ter uma consulta normal, que seria seguida pela cirurgia, marcaram-lhe uma consulta pós-operatória. A família continua indignada com a situação, pois além de Vinícius não ter chegado nem perto de uma cirurgia, nenhum dos órgãos de saúde envolvidos assumiu a culpa por esse erro.

O caso do menino Vinícius é muito grave. Segundo seu ortopedista, se a cirurgia não for feita com alguma brevidade ele poderá perder os movimentos totais das pernas. Sua bacia já está muito deslocada e seu pé direito já está muito torto.

Depois de um pronunciamento do órgão de saúde da cidade de Votorantim, São Paulo, cidade onde vive Vinícius, o caso foi passado a órgãos de saúde de Sorocaba e São Paulo para que a cirurgia seja feita. Enquanto aguardam, a família faz uma campanha online para Vinícius, mas pouco muda o fato da criança com doença grave espera por cirurgia.

O que é a escoliose avançada?

A criança com doença grave espera por cirurgia para corrigir esse problema. A escoliose avançada é uma deformidade em curva da coluna vertebral, podendo ou não ser acompanhada de rotação das vértebras. As principais complicações da doença podem ser exemplificadas com as descrições abaixo.

  • Problemas emocionais: não só problemas emocionais, mas também baixa autoestima podem ocorrer como um resultado da doença ou de seu tratamento (principalmente com o uso de órtese);
  • Problemas ósseos: ou seja, incapacidade dos ossos se encaixarem, embora seja muito raro em escoliose idiopática;
  • Dores constantes: artrite e dor na coluna lombar na idade adulta são muito comuns;
  • Complicações em outras áreas do corpo: problemas respiratórios decorrentes de uma curvatura grave é um exemplo;
  • Danos na medula ou no nervo espinhal: após cirurgia, podem ocorrer danos na medula. Os danos podem ser causados também pela incorreta curvatura grave assim como infecção na coluna vertebral.

Fonte: G1

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

creme caseiro para rugas
7 Receitas de creme caseiro para rugas e como aplicá-las
chá mate gelado receitas
10 Receitas de chá mate gelado para fazer em casa