cozinhas pequenas
Crédito: Freepik
em

Cozinhas pequenas e planejadas: 10 fotos para inspiração

Quando o espaço é pouco, fica ainda mais importante pensar bem em tudo o que vai preenchê-lo

Não importa qual seja o tamanho da cozinha, é possível criar um ambiente lindo, confortável e funcional. Então, mesmo que a sua cozinha seja bem pequena, saiba que ela pode ficar igual àquelas que você vê em projetos assinados por arquitetos e designers de interiores. Basta ter atenção em relação à mobília, cores das paredes, objetos decorativos e iluminação. Veja as dicas a seguir e inspire-se para renovar a sua cozinha pequena e planejada.

1. Aproveite as janelas

Nunca bloqueie as janelas da sua cozinha pequena com móveis. Elas devem estar livres para deixar toda a luz e ventilação entrarem, o máximo possível. No máximo, coloque uma cortina bonita, bem leve. A iluminação natural faz toda diferença em espaços pequenos.

2. Do piso ao teto

Quando for comprar ou mandar fazer a mobília para sua cozinha pequena, aproveite ao máximo o espaço das paredes, até quase o teto, se ele for de uma altura normal (sem pé-direito duplo). Quando não se tem espaço para os lados, é para cima que se aproveita.

3. Móveis escuros com base branca

Se você quiser comprar móveis escuros, é importante que a base de cores das paredes e do piso seja bem clara. Uma cozinha muito escura parece ser ainda menor. Nesse caso também é importante evitar excesso de objetos decorativos e aparentes.

4. Embutidos

Se for possível, invista em eletros embutidos na mobília para ganhar mais espaço e ter uma rotina mais prática na sua cozinha pequena.

5. Menos é mais

Se a sua cozinha for integrada com a sala, não precisa colocar um grande balcão para separar os ambientes. Mantenha a integração, separando-os apenas com uma mesa. Vai ficar mais arejado e agradável.

6. Bancada no lugar da mesa

Se preferir, ao invés de usar uma mesa, invista em uma bancada funcional, mais alta, estilo cozinha americana, que serve tanto para preparar as refeições quanto para comer, além de ser um divisor de ambientes.

7. Iluminação

Uma cozinha precisa ser bem iluminada, pois você precisa ver bem o que está fazendo na hora de preparar as refeições. Mas, também precisa de uma iluminação mais suave e pontual. Invista em luminárias e abajures de mesa que vão deixar o ambiente mais acolhedor.

8. Cozinha com bancada embutida

A sua cozinha já veio com uma bancada embutida, estilo bar? Faça bom uso desse espaço e transforme em um móvel funcional. Se não couberem armários, invista em prateleiras e nichos.

9. Branco

Se você quer que a sua cozinha pequena fique bem leve e parecendo o mais espaçosa possível, invista em móveis e paredes brancas. Assim fica mais fácil decidir, depois, a proporção de itens coloridos que vai querer colocar sem deixar muito carregado.

10. Cinza

Assim como o branco, o cinza também é uma ótima cor para deixar sua cozinha moderna, com visual leve e espaçoso. De preferência, mescle com um pouco de branco, e aí pode até investir em decorativos pretos ou coloridos.

Crédito das imagens: Decor Fácil

Veja também: Decorando a cozinha com suculentas

tirar mancha de água sanitária

Mancha de água sanitária tem conserto?

aproveitar espaços da cozinha

13 Dicas para aproveitar todos os espaços da cozinha