frango importado para a China com covid
Crédito: Freepik

China detectou covid-19 no frango importado do Brasil

Não houve registro de contaminação das pessoas que entraram em contato com essas embalagens

Publicidade

O Brasil é o maior produtor de frango do mundo, e um dos países para o qual faz exportação é a China, onde começou a epidemia do novo coronavírus. Mas, agora, a China está acusando o Brasil de enviar o vírus para lá. Depois de realizar um controle de rotina nos produtos, foi detectada a presença de coronavírus nas embalagens de frangos saídos do Brasil.

“O vírus Sars-CoV-2, responsável pela doença Covid-19, foi encontrado recentemente em uma amostra coletada da superfície de um lote de asas de frango congeladas importadas”, informou um comunicado divulgado pela Sede de Prevenção e Controle de Epidemias de Shenzhen no dia 13 de agosto.

De acordo com o mesmo comunicado, o lote infectado pertence ao frigorífico Aurora, de Santa Catarina. Em defesa, a Associação Catarinense de Avicultura (Acav) afirmou que não recebeu qualquer notificação oficial do governo chinês sobre o ocorrido. Afirmaram, ainda, que seu processo de fabricação é seguro e que já entraram em contato com a China para conversar a respeito.

Da mesma forma, o Ministério da Agricultura também emitiu uma nota dizendo que “até o momento não foi notificado oficialmente pelas autoridades chinesas sobre a ocorrência” e que pediu explicações à Administração Geral de Alfândega da China (GACC).

Publicidade

Conforme informações da embaixada da China no Brasil, os países estão trabalhando em conjunto para identificar como essa contaminação ocorreu, e que por enquanto não há restrições para importação brasileira na China. Foram realizados testes para Covid-19 com todas as pessoas que tiveram contato com os produtos, e todos testaram negativo.

E não é apenas o Brasil que está na linha da China. Na mesma nota emitida pela Sede de Prevenção e Controle de Epidemias de Shenzhen, eles também informaram que, pela segunda vez, traços do coronavírus foram encontrados em camarões procedentes do Equador.

Embora a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmem que não há comprovação científica de transmissão do vírus da covid-19 a partir de alimentos ou embalagens de alimentos congelados, as autoridades chinesas estão alertando sua população para terem cuidado redobrado ao comprar e consumir carne congelada e frutos do mar importados.

Reportagem: G1

PODE GOSTAR TAMBÉM