em

Como escolher os cortes de carne certo para sua receita

Na hora de comprar carne bovina, você não sabe serve para bife e qual para estrogonofe? Tire suas dúvidas agora.

cortes de carne bovina

Você bem que gosta de um churrasco, mas na hora de fazer, não sabe qual parte pedir para o açougueiro? E para fazer uma carne de panela, quais os melhores cortes de carne?

Antes de descobrir qual parte de carne é ideal para cada prato, você precisa começar pelos cortes de carne bovina principais, como: peito, garrão, fraldinha, lagarto, contrafilé, costela, lombo e acém.

10 Tipos de carne para cada prato

cortes de carne bovina
Crédito: Liberdade – O Jornal

Dentro do grupo principal há subgrupos de cortes bovinos que deixam cada prato mais saboroso por causa das suas características específicas.

1. Fraldinha

De sabor mais intenso e sem osso, essa é a parte inferior dos cortes bovinos. Ótimos para marinar e serem usados em tiras finas cortadas conforme a direção das fibras.

2. Lombo

É de onde vem as carnes mais macias e caras: chuleta, filé mignon e bisteca, por exemplo. Essa parte faz cortes de carne para churrasco da melhor qualidade, podendo ser usado em diversos outros pratos.

3. Lagarto

Essa não é a parte mais macia, já que é muito fibrosa. Antes de usar nos pratos é recomendado marinar e cozinhar para amaciar. É uma ótima carne para bife assado, recomendada para pratos com temperos naturais.

4. Contrafilé e alcatra

São partes magras e ótimas carnes para cozinhar diversos pratos, especialmente quando a são picadas em tiras ou cubos. Também ficam excelentes para churrasco.

5. Costela

Na costela tem a gordurinha que confere um sabor extra, além de ser uma das partes mais macias. É a mestra da carne para churrasco. Cortada ela vira costela, ponta do contrafilé e rosbife.

6. Acém

Essa é a parte do ombro do boi. Quando cortado é dividido entre lombinho de acém, filé, ponta de agulha e carne de panela. Use para fazer caldos, cozidos e ensopados.

7. Peito e Pescoço

Um pouco mais gordurosos, esses cortes de carne não deixam a carne ressecar enquanto está cozinhando. São boas opções refogar, fazer caldos e molhos.

8. Cupim

Essa é a parte de carne para assar. Ele existe apenas no dorso dos zebus indianos, é uma carne gorda e por isso suporta horas de forno enrolada no celofane.

9. Patinho

Macia e magra, a carne de patinho é ótima parte para usar à milanesa, picadinha, moída, ensopada e muito mais. Ele é uma das partes do coxão mole, que também resulta em lagarto e coxão duro.

10. Picanha

Outra típica carne de churrasco é a picanha, muito macia e com sabor característico. Mas também pode ser usada para carne de panela, assada e cozida.

Talvez olhando para cada parte de carne ajude a lembrar de qual se trata quando for ao açougue de novo. Confira no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

cores de tintas para paredes

O significado das cores de tintas para paredes

como pintar móveis

Como pintar móveis em casa: passo a passo para um resultado perfeito